O terçol é um inchaço irritante que pode afetar nossas pálpebras: veja algumas das principais causas
Também poderá acontecer de você acordar um dia com uma sensação irritante de vermelhidão e coceira por fora, mas também por dentro dos olhos; você decidiu se aproximar do espelho para entender o que é e notou um pequeno inchaço vermelho acima ou abaixo de uma de suas pálpebras: o que será? A resposta pode ser muito simples, pois há uma boa chance de que seja um terçol, uma protuberância avermelhada que geralmente pode ter origens bacterianas. Essas são as causas principais e mais frequentes de porque essa vermelhidão pode aparecer repentinamente fora e dentro das pálpebras.
via Health Line
- Blefarite: muitas vezes o aparecimento de um terçol fora ou dentro da pálpebra pode ser causado pela blefarite, que é uma inflamação crônica dos folículos, que é a responsável pela formação da estrutura profunda dos cílios; quando as bactérias crescem nos folículos, as glândulas param de desempenhar suas funções adequadamente e surge a blefarite.
- Sistema imunológico enfraquecido: pessoas com sistema imunológico enfraquecido e que respondem menos eficazmente a vírus e bactérias externos são mais propensas ao inchaço das pálpebras e, consequentemente, ao aparecimento de fenômenos como terçol.
- Herança de doenças de pele: Uum histórico familiar de doenças da pele pode ser uma das principais causas do aparecimento frequente de terçol fora e dentro das pálpebras. Acne e dermatite seborréica são as doenças de pele mais frequentes que podem ser herdadas geneticamente de nossa família.
- Estafilococo: o aparecimento de bactérias nas glândulas que cuidam do bom funcionamento de nossas pálpebras e cílios é a causa mais comum de aparecimento de terçol de todos os tipos. A bactéria mais comum é a do estafilococo.
No entanto, existem algumas ações que podem ser colocadas em prática todos os dias para tentar evitar ou pelo menos estancar o aparecimento do terçol; entre essas, vale mencionar as seguintes:
- Não durma antes de ter removido a maquiagem das pálpebras e cílios com minúcia e precisão
- Evite usar cosméticos ou cremes que não sejam adequados para o seu tipo de pele e verifique se esses produtos em uso ainda não expiraram
- Adquira uma boa higiene das mãos, para evitar tocar nos olhos com muita frequência; o aparecimento de bactérias de todos os tipos pode ser facilmente transferido das mãos para as pálpebras, cílios, globo ocular
- Antes de usar lentes de contato, portanto, é sempre aconselhável lavar ou desinfetar as mãos antes do contato direto com essa área muito sensível
Você já teve problemas com terçol? Como você resolveu?