Mulher com deficiência compartilha sua experiência humilhante em um bar: "Eles não me serviram porque sou surda"
O mundo em que vivemos é bastante difícil, ainda mais para aqueles que, infelizmente, têm que compartilhar suas vidas diárias com uma série de deficiências. Shannon Heroux, uma mulher surda de 32 anos que trabalha todos os dias para aumentar a conscientização sobre sua condição por meio de vídeos nas redes sociais, compartilhou um testemunho comovente de uma experiência que aconteceu com ela em primeira mão. Ela tinha ido a uma conhecida rede de donuts americana para comprar alguns produtos, mas a vendedora se recusou a atendê-la. O motivo? Sua surdez. Devido às medidas de segurança implementadas contra o Covid-19, Shannon não conseguia ler os lábios da vendedora e não conseguia ouvir uma palavra do que ela estava dizendo. Nem é preciso dizer que a mulher se sentiu fortemente humilhada e desanimada por essa experiência terrível.
Shannon, que além de produzir conteúdo para a web também é motorista do Uber, serviço de transporte privado, queria comprar sua bebida favorita e voltar rapidamente a andar de carro, mas algo não saiu como ela esperava. Embora ela tenha ido ao seu lugar favorito naquele dia, ficou particularmente preocupada com a falta de sensibilidade da balconista e do gerente. Shannon é surda e, embora ela geralmente use um implante coclear, ela não estava com ele naquele dia. A mulher não tem problema em ler os lábios de seus interlocutores, mas desde que o Covid-19 nos obrigou a usar máscaras de proteção, para ela e para todos os surdos, a vida se tornou mais difícil.
A vendedora se recusou a abaixar a máscara, apesar da óbvia dificuldade de Shannon e apesar de todas as outras medidas de segurança postas em prática: distância de segurança, plexiglass e Shannon com máscara, claro...
Para piorar a situação, o gerente do restaurante também chegou, se recusando a facilitar as coisas para a sua cliente escrevendo algo em um pedaço de papel ou deixando seus lábios serem lidos. O fato é que nenhum deles acreditava que Shannon era realmente surda. A razão é que Shannon realmente fala muito bem, apesar de sua condição - "uma bênção, mas também uma condenação!", disse a jovem. Shannon, porém, é realmente surda: ela tem 5% de audição residual no ouvido esquerdo, enquanto ela é totalmente surda no direito.
A história se espalhou nas redes sociais, também graças a um vídeo em que Shannon, em lágrimas e muito desanimada, compartilhou essa terrível experiência. Um passo em frente que também tem permitido que outras pessoas falem sobre a sua deficiência, ou daquelas de seus entes queridos, em relação a todas as dificuldades encontradas no dia a dia, principalmente com outras pessoas. O gerente da loja mais tarde se desculpou com Shannon, convidando-a a encontrar uma solução após o grave acidente.
Devemos sempre refletir sobre quem temos na nossa frente e não nos fecharmos em nossas posições intransigentes. Muitas vezes, a solução é mais fácil do que você imagina e, além disso, pode ajudar quem precisa.