Perdeu a visão de repente, mas encontrou a esperança graças a um cão-guia: "Ele me devolveu minha confiança e independência"
Dos nossos cinco sentidos, a visão é talvez o mais importante e aquele com o qual dificilmente podemos viver sem. Como suportar a ideia de não ver mais os rostos dos entes queridos ou as belezas do mundo? Mas na verdade é possível continuar aproveitando a vida mesmo sem a visão. O Dr. Amit Patel de repente ficou cego devido a uma hemorragia ocular, sem saber exatamente por onde começar sua vida novamente. Casado e pai de dois filhos, Patel redescobriu a alegria de viver graças ao melhor amigo do homem: sua doce cachorrinha Kika, um labrador com pelo macio de cor creme. Não é fácil começar um novo caminho e confiar sua vida a um cachorro, mas hoje o Dr. Patel está muito agradecido por isso.
via Liverpool Echo
Os cães sempre foram treinados para ajudar os humanos - não é por acaso que os cães são chamados de "o melhor amigo do homem". Por exemplo, muitos cães são usados no resgate no mar, na terapia com animais de estimação ou mesmo como cães-guia para cegos. Patel, após ter sofrido este terrível e inesperado acidente com a sua visão, optou por arranjar um cão-guia, após os repetidos conselhos dos médicos.
“Não foi só a minha visão que perdi naquela noite. Perdi tudo, porque aconteceu tão de repente que não tive tempo de me preparar. Não consegui capturar com a mente os rostos dos membros da minha família e seus olhares", disse Patel em uma entrevista na qual ele se lembrou daquele momento terrível. Não podemos imaginar como Patel pode ter se sentido vendo os rostos de seus filhos e seu esposa no escuro, mas sabemos que ele conseguiu voltar aos trilhos e valorizar sua "nova" vida, tudo graças à preciosa ajuda de Kika, sua cadela.
Inicialmente Patel não podia confiar 100% nas proezas de seu cachorro: "Como ela pode me impedir de cair da escada?", Patel se perguntou. Depois de um tempo, entretanto, o homem começou a confiar e entender que Kika era realmente o melhor cão-guia que ele poderia desejar. Graças ao seu valioso trabalho, Patel conseguiu recuperar aos poucos sua rotina e sua independência - dois fatores fundamentais na vida de um homem.
“Ter Kika ao meu lado me permite ser a melhor versão de mim mesmo e por isso serei eternamente grato pelo trabalho dos cães-guias”, disse Patel. Patel até escreveu um livro contando a história da sua cachorrinha Kika, intitulado "Kika & Me", um verdadeiro elogio ao trabalho desses cães-guias e um testemunho esperançoso de um homem que pensava que não conseguiria viver sem a sua própria visão.