Desiste do primeiro lugar para ajudar um rival em dificuldade a vencer a maratona
No esporte profissional sempre há muita competição, especialmente se as apostas são muito altas, mas você nunca deve esquecer sua ética e espírito esportivo. Todos gostariam de ter o prazer de vencer, mas muitas vezes, como nossos pais nos ensinaram quando éramos crianças, “o importante não é vencer, mas participar”. Talvez os mais competitivos não concordem muito, mas quem pratica desporto ao longo da vida pode, definitivamente, expressar a sua solidariedade até para com os seus adversários. O corredor Rob Lopez sabe disso muito bem, tanto que desistiu de uma vitória garantida, apenas para ajudar outro jovem atleta, Jesse Orach, que após ter dominado a prova de repente se viu em sérias dificuldades.
via PressHerald
Rob Lopez é um corredor de maratona que participou de muitas corridas importantes em sua vida e que sabia que tinha uma chance muito boa de vencer a maratona de 10 km "TD Bank Beach to Beacon", em Maine. Só mais um atleta o poderia ter atrapalhado naquele dia: Jesse Orach, um jovem promissor que também alcançou excelentes resultados. No dia da corrida, algo incrível aconteceu, que deixou todos os espectadores e os próprios participantes do evento sem palavras.
Logo, Lopez percebeu que não estava no seu melhor dia e que não conseguiria recuperar a vantagem que Orach havia tirado: “O primeiro quilômetro e meio eu fiquei com ele, depois ele foi embora. Já participei de tantas corridas que sabia que esse não seria o meu dia". Então, as coisas mudaram repentinamente: Orach, a poucos passos da linha de chegada, caiu e tropeçou várias vezes na tentativa de se levantar.
Facebook / TD Beach to Beacon 10K Road Race
Um acidente que teria dado a vitória a Lopez. Esse último, porém, ao ver o adversário no chão, preferiu ajudá-lo do que aproveitar do azar de Orach. O jovem Orach, por outro lado, não esperava tal gesto de outro competidor, assim como do seu principal adversário: "Parecia que a corrida tinha acabado para mim. Então, senti que alguém me levantou".
Um gesto de solidariedade, absolutamente não calculado, que nasceu espontaneamente: “Não foi uma decisão calculada”, disse Lopez, “não sou uma espécie de herói ou uma pessoa especial. Como corredores, nós nos entendemos, nos levantamos e nos ajudamos”. Lopez renunciou assim a uma vitória garantida para dar o espaço merecido ao seu adversário, que se provou claramente superior a ele durante toda a maratona.
Facebook / Ultra Trail Runners
Lopez literalmente empurrou seu colega Orach até o final, permitindo a ele de vencer a corrida.
Não importa quanto dinheiro ele ganhe no final de cada corrida, Lopez mostrou que já ganhou com o seu gesto de solidariedade.