Ele deixa tudo e vai morar com a mãe que tem Alzheimer: "Eu cuido de quem cuidou de mim"
O que não faríamos por nossos pais na hora da dificuldade; quando os filhos crescem e a mãe ou o pai envelhecem e começam a enfrentar a terceira idade e algumas doenças, é normal que quem veio ao mundo graças a eles tente ajudá-los, fique perto deles, para que nunca se sintam sozinhos e sem amor. A comovente história contada pelo protagonista deste artigo, um ator muito popular no Brasil, deixou todo mundo com lágrimas nos olhos...
via Rede Globo
Estamos falando de Alexandre Borges que, em um programa de televisão, falou abertamente sobre sua experiência com sua mãe Rosa, portadora do mal de Alzheimer e que durante o período muito difícil de lockdown não podia mais contar com a presença de auxiliares de saúde no domicílio. Por isso Alexandre disse que decidiu ir morar com a mãe para poder cuidar dela pessoalmente. A experiência foi emocionante e muito, muito comovente...
Nas palavras de Alexandre Borges, a mudança para a casa de sua mãe Rosa o confrontou com a finitude e a fragilidade da vida de cada ser humano; afinal, quando um pai envelhece e enfrenta uma doença terrível, isso significa que, para o bem ou para o mal, o ciclo da vida está mudando: os pais dão à luz a seus filhos, que crescem, se tornam adultos e então serão os que cuidarão de mães e pais idosos que necessitarão de assistência. É um pouco como retribuir um favor, mesmo que neste caso estejamos falando de amor, carinho, família, o verdadeiro sentido da própria vida.
Alexandre disse: “Cuidar da minha mãe me trouxe muitas lições, como cozinhar e encontrar maneiras de mantê-la sempre distraída. Minha mãe, Dona Rosa, é uma pessoa elegante, grata pela vida que teve e viveu e que sempre me mostrou o lado bom de todas as coisas. Nunca vou deixar de agradecer a ela por tudo isso!"
As palavras deste ator e filho são o ponto de partida de uma grande reflexão de vida, que envolve todos nós indistintamente: um dia teremos que cuidar daqueles que antes cuidaram de nós; afinal, foi somente graças aos nossos pais que nos tornamos o que somos hoje.