Dá água a um sem-teto e outras pessoas seguem seu exemplo criando uma corrente de solidariedade
Normalmente lemos sobre pessoas ricas que fazem doações generosas para aqueles que mais precisam delas, mas é bem sabido que você não precisa ser rico para fazer o bem. Não é de se surpreender que sejam exatamente as histórias dos mais humildes doadores que têm maior impacto na consciência das pessoas.
Uma história que pode fazer pensar é certamente a de Barbara Mack, uma mulher muito simples que, apesar de viver num motorhome e ganhar pouco dinheiro, gosta muito do espírito de partilha. Entre os gestos mais louváveis de Bárbara, há um, em particular, que circulou pela web e que achamos que vale a pena ser contado.
via Fox News
A história aconteceu na Flórida: era um dia quente de verão, Bárbara acabava de sair de uma loja de conveniência quando, a uma certa altura, notou um morador de rua que sofria de calor. Com medo que tivesse uma insolação, a mulher voltou à loja para comprar duas garrafas de água para ele.
Vendo a longa fila, Bárbara saiu da loja de conveniência sem nem pagar, avisando ao caixa que ela voltaria para saldar a dívida logo em seguida. Com o coração em paz, a mulher voltou para a loja de conveniência, onde foi inesperadamente criticada por uma senhora que, contrariada, disse a ela que não deveria desperdiçar seu dinheiro ajudando pessoas como os sem-teto e que ela deveria se envergonhar.
Obviamente, a resposta de Bárbara não tardou a chegar: “Respondi que teria preferido dar água a ele a chamar uma ambulância”. Não satisfeita, a senhora iniciou uma verdadeira discussão, dizendo a Bárbara que, em sua opinião, pedir dinheiro deveria ser ilegal, acusando-a de "encorajar os sem-teto a continuarem mendigos".
Wikimedia/Not The Actual Photo
Decepcionada com o que aconteceu, Bárbara desabafou em uma longa postagem publicada em sua conta no Facebook: "Eu deveria ter vergonha de dar água a um pobre velho, que custou um dólar, e deveria me meter em encrenca só para fazer com que ele não desmaiasse com este calor”.
As pessoas que presenciaram a discussão mostraram toda a sua solidariedade a Bárbara e começaram uma "corrente de gentileza" doando algo para os moradores de rua: alguns um sanduíche, alguns um sorvete, uns 20 dólares, alguns outros água.
Além disso, após divulgar seu gesto no Facebook, Bárbara recebeu elogios da web e também foi capaz de comover o coração de muitas pessoas, algumas das quais doaram dinheiro para o fundo de moradores de rua de Bárbara, enquanto outras ainda começaram uma arrecadação de fundos para ajudá-la a consertar sua casa sobre rodas. Por trás da bondade de Bárbara está acima de tudo a compreensão e a consciência, porque ela também, como muitas outros, também já precisou de ajuda: “Tenho muita empatia, também tive momentos difíceis. As pessoas tentaram me ajudar e eu retribuo".
Às vezes, em vez de reclamar dos atos de altruísmo feitos para com os necessitados, devemos simplesmente ficar calados e dar o exemplo!