"Não beije meu filho!": esta mãe explica por que é melhor não ter um contato muito próximo com um recém-nascido
Quanto é bom é acariciar um bebê recém-nascido? A alegria que causa segurá-lo nos braços, dizer a ele muitas palavras bonitas e, principalmente, enchê-lo de beijos. Uma prática comum a todos os parentes próximos e conhecidos do casal que acabam de ter um filho que agora parece normal para todos, mas o contato físico muito próximo com um recém-nascido, especialmente beijos, pode esconder armadilhas que absolutamente não devem ser subestimadas...
via Bebes y Mas
Lucy Kendall pensou em sua experiência desagradável com seu bebê recém-nascido, que em seu perfil no Facebook contou como o contato muito próximo dos adultos com seu bebê fez com que ele desenvolvesse herpes neonatal e ficasse hospitalizado por 21 dias; e tudo isso provavelmente, pelos beijos recebidos, talvez muitos.
O vírus herpes simplex (HSV) pode ser contagioso e pode até causar úlceras e bolhas ao redor da boca ou em outras partes do rosto da criança afetada. A transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo contato com a saliva de uma pessoa que já é portadora do vírus, mas talvez não perceba por ser assintomática, por isso é muito fácil transmiti-la até com um beijo.
Lucy Kendall disse que tudo começou no décimo primeiro dia da vida de seu pequeno Oliver; ele não queria mais se alimentar do leite de sua mãe e de repente teve uma febre muito alta; levado às pressas para o hospital, ele foi intubado com oxigênio e um tubo de alimentação para continuar a se nutrir com segurança. Embora o menino tenha ficado hospitalizado por 21 dias, quando voltou para casa teve que continuar a terapia antibiótica pesada e fazer check-ups frequentes no hospital.
A partir daquele momento, o pequeno Oliver não pode mais ser beijado por ninguém, nem mesmo por seus parentes mais próximos.
A herpes simplex geralmente não é séria em adultos, mas para crianças pequenas, especialmente recém-nascidas, pode ser um vírus altamente perigoso, o sistema imunológico dos recém-nascidos não está totalmente desenvolvido, então qualquer contato com um vírus patógeno pode comprometer sua saúde frágil e afetar órgãos vitais em pouco tempo. Quem sabe o que poderia ter acontecido se a mãe Lucy não tivesse levado o filho imediatamente para o hospital!
Em seu julgamento, essa mãe estava certa em impedir qualquer um de beijar seu filhinho?