"Você é como uma filha para mim": as palavras comoventes da neta que cuida da avó com Alzheimer
Quando um pai ou avô atinge o último estágio de sua vida, nunca é fácil estar pronto para se despedir; se houver também uma doença debilitante como o Alzheimer, então o sofrimento e a dor do parente, que vê as faculdades mentais do ente querido morrendo cada vez mais, nunca são poucos. Quando um idoso sofre dessa horrível doença neurodegenerativa, ele parece voltar a quando era pequeno e confuso, não reconhece mais as pessoas e os lugares, e o espaço e o tempo repentinamente se tornam relativos...
via Amo Mama
Nesses casos, é dever do parente mais próximo cuidar dele constantemente, fazer com que se sinta seguro, tratá-lo como se de repente fosse uma criança; uma regressão paradoxal que transforma nossos idosos em crianças, em vez de pais ou avós. Jéssica Ribeiro sabe bem o que isso significa, a jovem que sempre considerou a avó uma segunda mãe, agora que ela sofre de Alzheimer, está sempre cuidando dela dia e noite, como se tivesse se tornado sua filha.
No Instagram, Jéssica contou com fotos muito emocionantes ao lado de sua avó: "Já faz um tempo que nossos papéis se inverteram, agora é como se tivesse se tornado uma filha para mim e às vezes você me chama de mãe. Cheguei a acreditar que o mundo ainda tenha uma solução para tudo isso. Que Deus continue a dar a você o que a humanidade precisa, compaixão, amor e respeito, porque é exatamente isso que você tem por ela.
Sou muito grata a Deus por nossos momentos de alegria, por estar aqui para recompensá-la com todo o amor e carinho que você uma vez me deu".
Infelizmente, vovó Antônia não reconhece mais a neta e as pessoas ao seu redor por causa dessa doença terrível; apesar disso, o amor que Jessica sente por sua parente idosa é tão forte que ela nunca a deixará sozinha, nem mesmo por um momento. Se antes era a avó que cuidava dela quando Jéssica era apenas uma criança, agora é a neta que retribui o favor e a faz entender, com palavras e gestos, que o que ela quer é recompensar a avó Antônia por todo o amor e cuidado que ela lhe deu quando criança, tornando-a uma pessoa melhor.
As palavras e os gestos de amor de Jessica Ribeiro são dedicados a todas as avós do mundo, sem as quais não seríamos o que somos agora: obrigado!