Compartilhando com as amigas: cinco mulheres foram morar juntas para dizer adeus à solidão
Existem aspectos da velhice que nos dão medo. Não se trata apenas de ter rugas ou alguma enfermidade física, pois existem medos que vão além do lado estético, que afetam o nosso interior, como o medo da solidão. Pode haver muitos motivos pelos quais um idoso vive sozinho; talvez ele tenha optado por não ter filhos ou não tenha podido tê-los. Ou muito mais simplesmente, alguns deles têm filhos distantes que, entre um compromisso e outro, podem visitá-los algumas vezes por ano. Seja qual for o motivo, não deve ser legal passar os dias em uma casa vazia, especialmente na velhice.
Felizmente, existem pessoas que tentam superar seus medos, assim como Maggie Shambrook, uma senhora de 65 anos que, deixada completamente sozinha, decidiu não se abandonar à solidão fundando "Sharing With Friends", uma bela iniciativa para mulheres idosas que vivem na solidão.
Maggie é uma mulher muito inteligente e culta, com dois diplomas universitários e uma carreira anterior de muito sucesso. A sua vida foi absolutamente gratificante, também enriquecida pelos seus 3 filhos, que criou sozinha. Quem não gostaria de estar em seu lugar? A vida de Maggie foi cheia de sucessos, absolutamente invejável. Infelizmente, no entanto, até mesmo coisas bonitas podem desabar como castelos de areia e o destino não poupou Maggie, que ficou muito mal após ter sido demitida.
Após a demissão, na verdade, Maggie também perdeu a casa na qual tinha morado por 25 anos e nunca conseguiu encontrar nem mesmo uma casa para alugar: "Não tive sucesso no mercado de aluguel privado porque estava no Newstart. Me candidatei a 30 imóveis e eu não consegui encontrar um lugar para morar".
Enquanto outra pessoa em seu lugar teria caído no desespero, Maggie preferiu reagir positivamente, criando algo que pudesse ser útil, não apenas para ela, mas para toda a comunidade. É uma iniciativa de solidariedade denominada “"Sharing with friends" (partilhar com amigos), fundada em conjunto com mais 4 amigas. Esse projeto envolve cinco mulheres investindo dinheiro na construção de casas compostas por cinco cômodos privativos, uma cozinha, uma sala de estar, um escritório, uma lavanderia e um jardim compartilhado, sem nunca esquecer que na base da convivência deve haver o maior respeito absoluto da privacidade e dos espaços dos outros.
Pensando bem, esta iniciativa poderia ser considerada em diferentes partes do mundo para garantir que mulheres idosas deixadas sozinhas possam viver uma velhice mais serena e pacífica e encontrar amigas para toda a vida.
O que você acha? Conte para gente nos comentários!