Policial compra uma pizza e compartilha com uma sem-teto: a foto se torna viral
Às vezes, uma fotografia pode falar mais que mil palavras. Na história, há muitas fotografias que deixaram um sinal em todos nós por sua força emocional e por sua mensagem. Um beijo apaixonado entre as ruas de Nova York, uma simples caminhada pela Abbey Road ou uma pausa para o almoço em um feixe suspenso no nada são momentos de história imortalizados em uma única imagem. Nesta lista, no entanto, você poderia adicionar mais uma foto tirada recentemente na Carolina do Norte...
via ABC 11
A foto que comoveu a internet
Vamos para Goldsboro onde um policial, J.Riverse, foi fotografado enquanto passava a sua pausa para o almoço, conversando com uma sem-teto e comendo uma pizza juntos.
Cassie Lee Barns estava sentada perto deles, observando a cena, e decidiu imortalizar para sempre o gesto nobre do policial. Satisfeita, enviou a foto para o marido Chris, que não hesitou em postá-lo no Facebook e compartilhá-la com seus amigos. A foto girou imediatamente a web.
Max Pixel/Not The Actual Photo
Depois de apenas alguns minutos, os usuários online se perguntaram quem fosse o jovem agente e como esse gesto de caridade tinha acontecido. Assim, graças à rede do Facebook, se veio a saber que o policial Rivers, que conhecia os moradores de rua do bairro, nunca tinha notado essa mulher. A atrair a atenção do policial tinha sido a camiseta da mulher em que havia uma escrita pesada: "Ser desabrigado: o caminho mais rápido para não ser ninguém".
Essa mensagem, escrita na t-shirt, atingiu Rivers que imediatamente parou para conversar com ela depois de comprar uma pizza para compartilhar. Ele descobriu que Michelle - este é o nome da mulher sem residência fixa - é casada e tem dois filhos: a menor, de doze anos, agora é assistida pelos serviços sociais e está lutando contra uma doença hepática. Do maior de 24 anos, ela não tem mais notícias.
Rivers enfrenta o seu trabalho com uma abordagem muito humana. O agente é uma pessoa que não ama preconceitos e que adora entender antes de julgar: uma virtude rara. Estando sempre em contato com as pessoas que vivem na rua, ele começou a conhecê-las pessoalmente. Ele descobriu que muitos desabrigados têm uma história caracterizada por tanta falta de sorte: violência física, abusos ou dependências de drogas.
Além disso, este policial interpreta o seu papel mais como assistente social do que como um tutor da ordem. "É muito simples", ele disse em uma entrevista com a CNN, "eu me pergunto todas as manhãs:'Quem eu posso ajudar?' Eu certamente não sou uma pessoa que pensa que a prisão é uma resposta a todos os problemas da sociedade".
O Departamento de Polícia da Cidade Goldsboro apoia totalmente esse tipo de abordagem à justiça. Em um mundo cada vez mais desumano, esse tipo de evento vira uma notícia excepcional.