A força extraordinária de uma mãe solteira: ela criou 13 filhos sozinha e hoje todos eles têm doutorado
A história que estamos prestes a contar é uma história de tenacidade e coragem que pode ser uma fonte de inspiração para todos nós. É a história de uma grande mulher, Wang Shuzhen, viúva e mãe de 13 filhos, severamente testada pela vida, que entrou para a história por transformar seus filhos em pessoas talentosas.
Vinda de uma família modesta, Wang se casou aos 19 anos com Li Haomin, um homem de uma família rica. Na verdade, sua família era dona de grande parte do território de Rugao, uma cidade do condado da China. Wang sempre foi muito atenciosa com o dever; na verdade, ela escolheu voluntariamente se casar com Li Haomin porque este, apesar de sua situação econômica muito próspera, preferia arregaçar as mangas. Depois de casados, tiveram 13 filhos, 8 meninas e 5 meninos.
Em 1949, Li Haomin embarcou no navio Taiping carregando os únicos pertences restantes da família. Ele queria escapar da guerra e se juntar a sua família em Taiwan. Tragicamente, o homem nunca chegou ao destino: o navio estava sobrecarregado, então ele zarpou por volta da meia-noite e, para escapar do toque de recolher, as luzes de navegação não foram acesas; este movimento levou a uma colisão grave com outro navio mercante. Junto com Li Haomin, outros milhares morreram.
Tendo perdido, além do marido, também os últimos bens da família, a vida de Wang caiu na escuridão total, pois ela teve que lidar com uma situação econômica exasperante. No entanto, a mulher não se afundou em sua dor: ela teve que se preparar, seus filhos precisavam dela. Ela, portanto, começou a trabalhar em várias profissões.
O que a diferenciava da maioria das mulheres de sua família era sua educação. Enquanto os outros eram analfabetos, Wang era muito inteligente e educada, graças aos pais que se preocupavam com seus estudos. A mulher queria muito que seus filhos fossem tão educados quanto ela; portanto, apesar de morar em um pequeno subúrbio, os filhos de Wang estudaram em uma escola a vários quilômetros de distância, por estar localizada em uma área urbana.
Mas Wang também se importava muito com a educação: quando crianças, seus filhos a ajudavam nas tarefas domésticas e contribuíam para o sustento da família fazendo empregos de meio período. Uma vez crescidos e bem educados, todos os 13 filhos de Wang foram premiados com PhDs e 3 deles receberam o título de "Dez Melhores Jovens Americanos". O mais famoso de seus filhos é Li Changyu, um detetive muito famoso também conhecido como o Sherlock Holmes contemporâneo.
Sem dúvida, o maior talento de Wang era precisamente o de educar seus filhos; e é graças à sua história que podemos compreender o quão fundamental é o papel da família na educação. “Tratar bem as pessoas, focar em fazer, falar menos e fazer mais” era seu famoso lema, que mostra que o segredo de seu método educativo é a ação, acompanhada de uma boa dose de perseverança.