Idosa abandonada por todos recebe a visita de alguns policiais que jantam com ela e cortam seus cabelos
Quando uma patrulha policial de IJsselmonde, distrito de Rotterdam, percebeu que uma senhora idosa estava sempre sentada sozinha olhando tristemente pela janela, decidiu visitá-la para saber mais sobre sua vida. Os agentes constataram que as condições em que a idosa se encontrava não eram as melhores: era uma mulher de 95 anos com graves problemas de audição, sozinha e abandonada, sem amigos ou família para cuidar dela; ela comia pouco ou nada e isso a tornava muito magra, quase pele e ossos. Os policiais ficaram surpresos por ela ainda estar viva.
via Politie Basisteam Ijsselmonde
A mulher não conseguia mais se cuidar e suas condições psicológicas eram preocupantes, pois estava dominada pela solidão. Provavelmente, a longo prazo, a situação teria degenerado a um ponto sem volta. Uma vez compreendida a gravidade da situação, os agentes decidiram que se comprometeriam a encontrar um asilo que pudesse acolhê-la, oferecendo a ela tudo o que precisava e fazendo com que passasse os dias em companhia, se despedindo assim da solidão.
A senhora de 95 anos, que há muito não recebia uma visita, se mostrou muito emocionada com o interesse dos agentes e apreciou muito a companhia, conversando pacificamente sem medo, como se estivesse com velhos amigos. Dada a hora do jantar e a aparência aparentemente desgastada, os agentes perguntaram à senhora se ela queria jantar com eles; sua resposta foi afirmativa e os policiais lhe ofereceram algumas batatas fritas, que ela comeu com gosto depois de 25 anos.
Essa não foi a única visita dos policiais, que decidiram voltar lá alguns dias depois. A senhora disse a eles que já haviam se passado muitos anos desde que tinha colocado os pés num cabeleireiro pela última vez e que naquela mesma manhã, como nos anos anteriores, tentou cortar os próprios cabelos, mas sem sucesso. A policial decidiu então satisfazer seu desejo; ela pegou uma tesoura e deu a ela um pequeno momento de beleza, cortando seu cabelo.
Esses policiais compartilharam seu gesto carinhoso em sua página do Facebook, recebendo milhares de comentários positivos e propostas de ajuda para a senhora idosa. O objetivo do compartilhamento na famosa rede social era conscientizar as pessoas da web sobre uma realidade infelizmente muito presente na Holanda, que é o abandono dos idosos: “Há muitos idosos sozinhos na Holanda. Esperamos que quem estiver lendo esta postagem queira cuidar de um idoso que foi deixado sozinho, mesmo que seja apenas com um bate-papo".
A comunidade acolheu o pedido de socorro dos agentes, que imediatamente se mobilizaram para encontrar um lugar seguro para a mulher de 95 anos morar e que agora, finalmente, se sente muito menos sozinha.