Destaca o bigode com rímel e desafia todos os padrões de beleza: "É normal ser peluda"
Fazer depilação, cortar o cabelo e tentar melhorar sua aparência, escondendo o máximo possível as chamadas imperfeições, é o que a maioria das mulheres (mas também muitos homens) fazem todos os dias. Jamais desejaríamos que muitos pelos em nosso rosto fossem vistos como um sintoma de negligência ou, pior ainda, de feiura: esse é o pensamento comum de muitas pessoas. Essas são as mesmas pessoas que aplicam uma boa quantidade de filtros às suas selfies, com o único propósito de "ficarem bonitas". Joanna Kenny, uma esteticista e influenciadora do Instagram, decidiu acabar com isso e "trabalhar" para normalizar a normalidade. O que significa? Significa que todos temos pelos nas axilas, bigodes e mil outras típicas do ser humano e não devemos ter vergonha disso. Para reforçar esse conceito, a mulher quis destacar o bigode com rímel e, claro, suas fotos geraram muita discussão.
Joanna percebeu que tinha alguns pelos clarinhos no lábio superior já na adolescência e lembra de sempre ter ficado muito envergonhada e insegura com essa característica tão comum e muito odiada. Na época, ela usava qualquer remédio para escondê-los, até que sua acne piorou significativamente e a depilação do buço piorou ainda mais a situação. Hoje, ela orgulhosamente os enfatiza com rímel e espera bastante antes de tirá-los. Sempre que tem bigode ou pelos nas axilas, Joanna não se acha menos bonita: "Escolher não tirar os meus pelos não significa que discordo de outras mulheres que se depilam. Devíamos ter a liberdade de fazer escolhas para o nosso corpo sem medo dos julgamentos".
Infelizmente, o problema geral a que Joanna se refere e ao qual ela própria tenta, à sua maneira, remediar, foi ampliado pelo advento das redes sociais. No Instagram estamos acostumados a ver fotos de meninas e meninos que parecem perfeitos na superfície. Nenhum deles parece ter celulite, poros dilatados, acne, excesso de pelos - como eles conseguem? Escondendo tudo graças ao grande poder do retoque fotográfico. A verdadeira pergunta a ser feita, entretanto, é outra: por que deveríamos esconder nossos "defeitinhos" de maneira tão obsessiva? Somos humanos, não somos perfeitos e não merecemos viver na insegurança toda a nossa vida, só porque a sociedade em que vivemos impôs padrões que são simplesmente inatingíveis. É normal não conseguir ter a pele lisa e perfeita que só um filtro do Instagram pode dar.
A influencer mostra de forma inteligente como é "fácil" usar alguns filtros e a maquiagem certa para mascarar quaisquer imperfeições
"É por isso que é importante normalizar o normal. Passei rímel no bigode para enfatizar como é normal ser peluda. Não depilar o rosto não torna a mim ou a qualquer outra mulher feias", disse Joanna.
Achamos que sua mensagem veio alta e clara. O que você acha?