Esta peça é usada por mulheres chinesas para não bronzear o rosto
O verão é a estação do calor, das altas temperaturas, do sol, do mar e das praias: quem não gosta de ir até a costa mais próxima para nadar nas águas azuis, se bronzear e estar sob um guarda-sol sentindo a brisa do mar? Todos ansiamos por um dia de relaxamento como esse, mas devemos ter cuidado com os efeitos negativos do sol: nossa pele não reage necessariamente positivamente ao bronzeamento, por isso é importante saber como se proteger dos raios solares com um creme adequado ou tentar não expor o nosso corpo por muito tempo ao grande calor.
via Vogue
South China Morning Post/Youtube
Para evitar bronzeados desagradáveis e inesperados, a China pensou nisso com uma invenção de verão que está fazendo felizes muitas mulheres do país asiático: apresentamos o chamado "Facekini", que é um biquíni feito de spandex, um material particularmente elástico, que muitos usam na praia para cobrir o rosto e protegê-lo dos raios solares.
A ideia do Facekini nasceu de uma chinesa que teve a intuição de preservar a pele branca e cândida típica dos habitantes do país asiático fazendo biquínis de spandex para os balneários da costa de Qingdao, na província de Shandong. No entanto, há uma razão muito específica por trás desta curiosa invenção: de acordo com a crença e tradição chinesa, uma pele clara e lisa corresponde à saúde física e mental, enquanto uma cor de pele mais escura corresponde à doença e à ideia de vulgaridade.
De invenção local, os Facekinis se tornaram rapidamente acessórios de verão muito procurados em todo o mundo, a preços razoáveis e baratos e para todos os gostos: das cores mais extravagantes às formas geométricas e aos padrões mais modernos, agora esses "biquínis para o rosto" se tornaram indispensáveis para muitas mulheres asiáticas!
Não importa que sob aquele acessório se sinta fortemente o calor e sobretudo a umidade, o Facekini é a única proteção segura dos raios solares; só assim o rosto não fica bronzeado e não adquire a proverbial cor escura que é típico de uma pessoa que foi exposta ao sol por muito tempo.
Agora, a moda dos Facekini parece ter conquistado toda a Ásia, e quem sabe se será uma tendência passageira ou se esses acessórios de praia não farão incursão até mesmo nos países ocidentais com o tempo...
É preciso dizer que essa moda divertida e colorida que vem da China deixou muitas pessoas perplexas, principalmente no Ocidente: será que algum dia o Facekini será moda também no exterior? Quem sabe!
Enquanto isso, você gostaria de usar um biquíni para o rosto nas altas temperaturas do verão, como essas mulheres chinesas fazem?