Este homem "dividiu" uma montanha por amor: cavou na rocha durante 22 anos, criando um caminho para a sua aldeia
Quantas vezes já ouvimos o ditado "querer é poder?" Frequentemente, tendemos a não confiar em nossas habilidades e acabamos nos desmoralizando rapidamente; na Índia, entretanto, houve um homem que provou que nada é realmente impossível de se alcançar. Dashrath Manjhi é hoje apelidado de "o homem da montanha" porque, no passado, apesar de ser apenas um trabalhador humilde e sem dinheiro, ele conseguiu vencer um desafio considerado por muitos como "já perdido": repartir uma montanha com as próprias mãos, com apenas a ajuda de um martelo e um cinzel. Dashrath Manjhi começou este trabalho titânico principalmente pelo amor de sua esposa, que se feriu ao cruzar aquela montanha e acabou morrendo porque não conseguiu chegar a tempo ao hospital do outro lado. Manjhi, com sua força de vontade e forte motivação, ofereceu à sua aldeia um caminho direto para os serviços principais e o fez sozinho, em memória de sua esposa.
via Youtube / Milaap
Dashrath Manjhi levou 22 anos de sua vida para completar a estrada através da montanha, mas ele finalmente conseguiu. Gahlaur, a aldeia onde Dashrath sempre viveu com sua amada esposa, Falguni, é um lugar remoto e muito atrasado, onde os habitantes foram eram a cruzar uma passagem estreita e traiçoeira, através de uma enorme montanha, para satisfazer as necessidades mais simples da vida diária (pense, por exemplo, chegar ao hospital). A tragédia pessoal de Dashrath Manjhi, no entanto, mudou positivamente a qualidade de vida em sua aldeia.
Um dia, Falguni decidiu levar o almoço para seu marido Dashrath, que trabalhava no campo; para alcançá-lo, a mulher que estava grávida teve que atravessar a montanha. No caminho, o pé de Falguni escorregou e a mulher foi vítima de uma queda terrível. Dashrath não viu sua esposa chegando com o almoço e quando alguns moradores relataram que a mulher havia caído, o homem entrou em pânico.
Dashrath Manjhi pegou no colo sua esposa ensanquentada, cruzou a montanha para o hospital, mas já era tarde demais para a mulher. Falguni morreu no hospital, mas conseguiu dar à luz a uma menina. A partir daquele momento, Dashrath Manjhi, que amava sua esposa mais do que qualquer outra coisa, começou a cultivar a sua "vingança". O homem vendeu alguns bens, incluindo algumas cabras, para comprar um martelo e um cinzel. Armado com essas ferramentas de trabalho simples, Dashrath começou a cavar um caminho dentro da montanha. Ele não ia deixar aquela montanha causar mais acidentes, ele não queria que ninguém mais morresse como sua esposa. Todos os aldeões acreditavam que o homem tinha enlouquecido exatamente por causa da perda de sua esposa e ninguém lhe deu crédito. Mesmo assim, Dashrath conseguiu: em 22 anos ele conseguiu completar uma estrada que ligava sua aldeia ao outro lado da montanha, dando aos outros moradores uma liberdade de movimento que ele e sua esposa nunca tiveram.
Graças ao seu trabalho, Dashrath encurtou a distância a pé de 55 Km para 15 Km! Hoje ele é festejado e lembrado como um grande homem que, por amor à sua mulher, realizou este grande feito. Dashrath faleceu em agosto de 2007, mas seu legado ainda tem peso e valor em todo o mundo.