No Japão existe um restaurante legendário de sushi que custa 15 euros por minuto
Ir comer sushi hoje em dia é um costume bastante comum para nós ocidentais, tanto que, na maioria das vezes, o escolhemos como uma alternativa válida a um bom prato de massa. A tradição do sushi, no entanto, é muito antiga e também o seu consumo, com todos os hábitos ligados à eles, deve ser completamente reformulado se pretendemos replicar a tradição centenária. Jiro Ono sabe disso muito bem, o rei do sushi, que hoje tem 95 anos e que, apesar da idade, continua a produzir deliciosos petiscos, elaborados com arte e respeitando o equilíbrio dos sabores e da tradição. Comer no seu restaurante não é para todos: o preço ronda os 15 euros o minuto. Isto quer dizer que, considerando também os intervalos entre os pratos, um jantar no sushi bar de Jiro Ono pode custar cerca de 300 euros!
Jiro Ono com certeza aprendeu e praticou muito na vida se pensarmos que começou a trabalhar aos 7 anos, em 1932. Seu primeiro trabalho já foi focado no preparo de sushi, uma perspectiva de trabalho e vida que Jiro Ono nunca mudou. Devemos lembrar que, naquela época, a vida no Japão era particularmente difícil devido à grande depressão e à violência galopante no país. Nada disso, no entanto, impediu Jiro Ono de perseguir seus sonhos como restaurador. A sua aprendizagem ocorreu em Tóquio: lá, o jovem Jiro demorou 17 anos para se tornar mestre de sushi e, em 1965, abrir o seu restaurante, o "Sukiyabashi Jiro", onde continua a trabalhar diariamente.
Barack Obama também teve o prazer de sentar-se no sushi bar de Jiro Ono
Qual é o segredo do sucesso de Jiro Ono? O grande mestre do sushi explicava com uma frase: “Você tem que dedicar sua vida para dominar uma habilidade. Essa é a chave do sucesso. Tudo que eu quero é fazer sushi cada vez melhor. Vou continuar subindo, tentando alcançar o cume, mesmo que ninguém saiba onde é". As palavras de Jiro Ono contêm o espírito do shokunin, que é a essência do artesão que encarna a busca da perfeição por meio da repetição, seja qual for sua disciplina.
Pouquíssimos são os sortudos que conseguem entrar no restaurante de Jiro Ono's, mas são poucos os que confirmam a incrível experiência culinária e sensorial que o grande mestre é capaz de dar nesses 19 pratos fixos. Cada uma de suas criações atinge um equilíbrio quase perfeito de ingredientes e temperaturas, por isso a peça deve ser consumida imediatamente, assim que aparece no prato.
Claro que o preço não é acessível a todos, visto que uma única pessoa paga em média 300 euros para desfrutar do menu fixo de Jiro Ono, mas todos confirmam o quanto vale a pena. Você gastaria tanto para experimentar tal experiência? Conte para nós nos comentários!