Se você vir um cachorro com um laço amarelo, aproxime-se dele com cuidado: significa que ele precisa de espaço
Ter um cachorro como animal de estimação muda sua vida, e certamente muda para melhor. Companheiro e amigo com extrema doçura e fidelidade, o cão é muitas vezes tratado como um brinquedo por algumas famílias, como se fosse usado para entreter ou preencher um vazio temporário, apenas para ser abandonado na rua na primeira oportunidade. Por ser um ser vivo inteligente, o cão tem suas próprias necessidades e exigências, razão pela qual nasceu a iniciativa da fita amarela.
via Tractive
The Yellow Dog Project /Facebook
Se você encontrasse um dono na rua ou no parque com um cachorro ao seu lado com um laço amarelo ou uma coleira com a mesma cor, você não deve se alarmar nem se aproximar com veemência para acariciá-lo. A iniciativa da organização The Yellow Dog promove a conscientização sobre aqueles cães que simplesmente precisam de espaço, por isso devem ser tratados com cuidado, principalmente por estranhos que se aproximam para acariciá-lo, talvez com a melhor das intenções.
The Yellow Dog Project / Facebook
Por essa razão, a fita ou a coleira amarela são avisos, mas certamente não sinalizam animais perigosos; portanto, se você encontrar um cachorro que apresente esse sinal óbvio, saiba que, por vários motivos, aquele amigo de quatro patas precisa de espaço. As razões podem obviamente ser muitas, mas nestes casos há, por exemplo, cães que são tímidos ou medrosos por natureza, cães que são muito entusiasmados e que podem saltar sobre um estranho, ou mesmo cães que foram recentemente submetidos a uma cirurgia delicada ou estão em treinamento.
The Yellow Dog Project / Facebook
Isso certamente não significa evitar a todo custo o cão de laço ou coleira amarela, bastará abordá-lo com cautela e delicadeza; se tivermos alguma dúvida ao abordar o cão em questão, podemos perguntar ao dono, que certamente estará disposto a explicar os motivos daquele sinal e daquela cor.
Além disso, não quer dizer que o cão não queira ou não possa ser acariciado, se abordado de maneira correta e cautelosa; portanto, não vamos recuar mas, ao mesmo tempo, tenha cuidado para não invadir o espaço vital do cão com a fita amarela!
A iniciativa do The Yellow Dog é extremamente útil e importante, pois lança uma nova luz sobre um problema que muitas vezes é subestimado. Nossos amigos animais são seres sencientes com emoções e sentimentos, e por isso devem ser respeitados.
É preciso somente um pouco de tato.