Um pombo "rouba" papoulas do túmulo do soldado desconhecido para construir um ninho: uma imagem poética
Os funcionários da Tumba do Soldado Desconhecido na cidade de Canberra, Austrália, começaram a notar uma estranha escassez de papoulas no monumento, incapazes de explicar o porquê. Poucos meses depois, foi descoberto quem era o culpado daquele incidente inusitado: um pombo construiu seu ninho perto do monumento, usando as papoulas vermelhas que foram deixadas no túmulo do soldado. Uma por uma, ele as colocou pacientemente em um ninho incrivelmente colorido. O ninho do pombo está localizado no mesmo prédio do memorial, bem em frente a uma janela de vidro colorido. Como ele conseguiu escapar das armadilhas para afastar os pombos não está claro, mas o oficial de relações do Australian War Memorial apontou a força simbólica daquela cena: o soldado ferido que é retratado na janela simboliza a perseverança, enquanto as papoulas lembram "o forte vínculo entre o homem e animal no campo de batalha".
Facebook / Australian War Memorial
Embora a escolha do local do ninho tenha sido totalmente aleatória, este pombo nos deu uma imagem memorável. Animais como os pombos foram muito importantes durante as guerras, principalmente naquelas em que os meios de comunicação ainda não estavam muito desenvolvidos e essas aves eram amplamente utilizadas para transmitir mensagens. Onde o ser humano não alcançava, o animal poderia ser de grande ajuda.
Facebook / Australian War Memorial
Não esqueçamos que, durante a Segunda Guerra Mundial, 32 pombos foram condecorados com a medalha que é atribuída a todos os animais que provam o cumprimento do seu dever. Uma imagem que contrasta muito com a que temos dos pombos hoje: quantas vezes você o espantou do peitoril da janela ou pensou que "esses pássaros são portadores de doenças"? No entanto, a imagem do pombo em seu ninho de papoulas nos lembra um momento histórico em que até eles foram úteis, na verdade essenciais, para a sobrevivência humana.
Além da opinião que você tem sobre os pombos, temos certeza que concordará com a poesia dessas imagens.