Viaja o mundo com sua mãe que tem Alzheimer: queria dar a ela um último presente

por Roberta Freitas

07 Junho 2021

Viaja o mundo com sua mãe que tem Alzheimer: queria dar a ela um último presente
Advertisement

Por nossa mãe, faríamos qualquer coisa, até literalmente dar a volta ao mundo para que se sentisse bem e para ver seu sorriso novamente. Um pouco como Sean O'Sallaigh, um irlandês de 44 anos que decidiu levar sua mãe de 80 anos com ele em uma excursão emocionante por alguns dos países mais bonitos do mundo. Sean fez tudo isso para tentar melhorar as condições da mãe Mary, que sofre de Alzheimer há muito tempo.

via Daily Mail UK

Sean O'Sallaigh/Instagram

Sean O'Sallaigh/Instagram

Em 2013, Sean recebeu um telefonema que nunca gostaria de ter recebido: enquanto estava em seu apartamento em Roma, o homem soube que sua mãe Mary estava com Alzheimer e que os anos que viriam seriam cada vez mais difíceis para ela e para o filho que deveria cuidar dela. Anos se passaram, a mãe Mary não tinha insinuado que iria melhorar, perdendo gradualmente até mesmo a faculdade da fala, então Sean pensou em uma ideia alternativa para tentar fazê-la se sentir melhor e dar a ela um último presente antes que fosse tarde demais.

Advertisement
Sean O'Sallaigh

Sean O'Sallaigh

Sean O'Salleigh decidiu passar 18 meses com sua mãe fazendo um passeio fantástico e inesquecível com ela: eles deixaram a Irlanda e depois visitaram lugares espetaculares como Nepal, Itália e África do Sul; uma viagem extraordinária que em 2018 beneficiou muito a saúde de Mary, que aos poucos voltou a falar...

Sean O'Sallaigh

Sean O'Sallaigh

Sean disse: "Achei que o mal de Alzheimer era apenas um declínio lento, mas quando chegamos ao Nepal, ela começou a recuperar as habilidades linguísticas. O neurologista me disse que pessoas positivas e felizes ficam mais felizes à medida que o mal de Alzheimer progride. Ele estava certo: mamãe parecia rejuvenescer e permanecer feliz. Ela planejava voltar lá depois de alguns meses. Estava quente e ela podia sair muito. Caminhávamos ao longo do lago e viámos as crianças brincarem. Elas vinham e se sentavam com a gente nos cafés e sempre falavam com ela. As crianças escovavam os cabelos dela. A chamavam de vovó e ela dizia 'namaste' para todos!"

Sean O'Sallaigh/Instagram

Sean O'Sallaigh/Instagram

Quando a condição de Mary piorou em 2018, ela começou a perder a faculdade de línguagem também, Sean sabia que precisava evitar a todo custo o triste destino da casa de saúde, onde ela seria cuidada exclusivamente por enfermeiras e outras pessoas desconhecidas para ela. Por isso decidiu levá-la consigo para uma última viagem emocionante na companhia de Gloria, uma cuidadora que o ajudaria a cuidar de mamãe Mary em caso de necessidade.

Sean O'Sallaigh/Instagram

Sean O'Sallaigh/Instagram

Juntos, Sean e Mary visitaram a beleza majestosa de Roma, o verde da Umbria, as cores fascinantes do Nepal, na Ásia e, finalmente, a moderna Cidade do Cabo na África do Sul; essa última foi a última etapa desta emocionante viagem ao redor do mundo porque, infelizmente, Mary faleceu em maio de 2019.

Sean, mesmo entristecido pelo fato de sua mãe ter partido, faria tudo de novo: ele sabia que faria de tudo para tornar os últimos anos da vida de Mary os mais despreocupados e confortáveis ​​de todos; Sean está convencido de que proporcionou a sua mãe um dos melhores momentos de sua vida, uma experiência ao redor do mundo que nenhum dos dois jamais esqueceria!

Advertisement
Sean O'Sallaigh/Instagram

Sean O'Sallaigh/Instagram

Você foi um ótimo filho, Sean!

Advertisement