Esta mãe quer que suas duas filhas façam as tarefas domésticas, enquanto os dois filhos podem brincar
Há mulheres que se convencem de que o seu lugar é na cozinha, atrás do fogão ou, em geral, na casa - pequeno reino do qual é a “rainha”. Mas rainha do que? Limpando o chão, arrumando as camas, fazendo o jantar e assim por diante. Felizmente, graças a anos e anos de luta para conseguir o reconhecimento da igualdade de direitos, esse tipo de concepção da mulher parece desatualizada. Talvez, entretanto, "desatualizado" seja uma expressão muito otimista: embora o pensamento comum aceite que as mulheres podem ser tão livres e independentes quanto os homens, há pessoas e realidades que ainda parecem viver no passado. Clare Giles, mãe de 4 filhos, é uma delas. Estranho que seja mulher, certo? Esta mãe decidiu educar os seus filhos de uma forma "tradicional", talvez indo pescar as piores ideias que a tradição podia oferecer.
via The Mirror
lare Giles exige que suas duas filhas, Maddie e Bonnie, de 8 e 12 anos, respectivamente, cuidem dos afazeres domésticos, enquanto seus dois filhos, Matthew e Charlie, estão livres para brincar, pois estão isentos de qualquer tipo de deveres e responsabilidades (pelo menos no que diz respeito ao trabalho doméstico). Após suas declarações, a polêmica estourou imediatamente nos Estados Unidos, mas para a mulher é simplesmente uma questão de desempenhar os papéis "estabelecidos" para homens e mulheres. Para Clare, portanto, os afazeres domésticos não seriam "coisa de homem" e, por conseguinte, ela não obriga os filhos a fazê-los. A história muda para as meninas, então as pobres Maddie e Bonnie seguem uma rotina rígida quando voltam da escola, uma rotina que inclui limpar o chão, arrumar as camas e fazer o jantar.
Como se isso não bastasse, as novas declarações de Clare alimentam a polêmica entre aqueles que não compartilham esse tipo de educação ultrapassada: "Se eu dissesse a Matthew ou Charlie para ajudar nas tarefas, eles ririam da minha cara. Não faz parte da sua cultura". Isso nos faz refletir, com um pouco de indignação, que ainda existam pais que educam assim os seus filhos em 2021. Depois de tantos anos de lutas e sacrifícios, que as nossas avós e bisavós têm feito por nós, vamos nos auto-impor o papel de dona de casa? Nada de errado com a categoria, especialmente se for uma escolha de estilo de vida, mas exigir que as meninas "lavem todo o chão da casa e assem um bolo em 60 minutos", definitivamente parece estar em outro nível.
O sonho de Bonnie (8 anos)? Ter marido e dois filhos para cozinhar e limpar o dia todo. E pensar que aos 8 há crianças que sonham em ser astronautas.
O que você acha dessa educação um tanto "antiquada"? Conte para gente nos comentários!