Os pais devem saber como impor limites aos parentes no que diz respeito à educação de seus filhos
Advertisement
Formar uma família feita de amor, carinho mútuo, respeito e valores importantes a serem perseguidos na vida é um objetivo comum que tende a nos tornar um pouco mais parecidos do que podemos imaginar. No entanto, quando o primeiro filho chega a uma unidade familiar, o segundo e assim por diante, sempre há a presença "incômoda" de avós, parentes e amigos próximos. Não que eles queiram conscientemente fazer algo de ruim mas, muitas vezes, eles são mais intrusivos do que uma ajuda em casa...
via Plenamente
Aqui estão algumas dicas para colocar limites em nossos parentes e amigos quando pensamos que eles estão muito presentes em nossas decisões parentais:
- Estabeleça limites claros: muitas vezes seus parentes mais próximos não conseguem entender o que é certo para vocês como pais e para seus filhos, portanto, eles são incapazes de perceber os limites que estão superando. Devemos, portanto, garantir que eles entendam o mais claramente possível o que podem e o que não podem fazer., para evitar mal-entendidos.
- Deixe-se levar e tente confiar no seu filho: sabemos que para o pai de uma criança pequena é muito difícil não querer ter tudo sob controle, mas muitas vezes é bom tentar dar mais confiança ao pequeno da casa e às necessidades dele. Isso o ajudará a entender quais são as suas reais necessidades e as de seu filho.
- Anote os valores que você busca em sua família: escrever uma lista de valores e regras a serem seguidos em casa e que todos os membros de sua família devem respeitar, pode ser uma solução válida para evitar interferência e presença muito "incômoda" em sua casa.
Advertisement
- Faça uma pausa antes de agir impulsivamente: muitas vezes as atitudes de nossos filhos são difíceis de administrar e controlar, então às vezes nossa reação como pais é muito impulsiva e errada. Aprender a administrar nossas emoções e nossos instintos nos ajuda não só a construir um relacionamento mais saudável com nossos filhos e familiares, mas também com parentes que tentam de todas as maneiras "se esgueirar" em nossas decisões, pensando em nos ajudar.
- Seja empático quando puder: todo mundo é diferente e muitas vezes é muito difícil entender completamente por que os outros fazem certas coisas e por que agem de determinada maneira. O que você deve tentar fazer como pai não é culpar sua sogra ou seus parentes por serem involuntariamente metidos e colocar toda a sua energia em estabelecer esses limites com eles.
Tudo claro?
Advertisement