"As crianças fazem muito barulho!": Parque infantil desmontado porque causava poluição sonora
O quão mesquinho e obstinado alguém deve ser para reclamar constantemente das gargalhadas das crianças brincando despreocupadas em um parquinho montado para elas? Claro que tudo tem um limite, não é preciso exagerar nem para um lado nem para o outro, mas o fato é que não é a primeira vez que lemos histórias em que cidadãos e moradores de bairros reclamam para a administração municipal por causa da poluição sonora...
via Ouest France
Hoje queremos contar a vocês mais uma história de reclamação que vem direto de Champfleur, uma cidade com mais de 1000 habitantes localizada na região francesa de Sarthe. Nessa cidade, o prefeito instalou uma área de recreação para crianças em 2018, uma forma de deixar mais alegre o pequeno vilarejo que foi rapidamente repovoado por muitas famílias com filhos pequenos que se mudaram para lá.
O prefeito considerou que instalar um parque infantil era a melhor forma de dar nova vida ao seu concelho, a administração gastou mais de 19.000 euros para a instalação, mas depois de pouco tempo um jovem casal de Champfleur foi reclamar para o prefeito...
O jovem casal, que também são mãe e pai de uma criança, se queixava de que os ruídos, principalmente no final da tarde e à noite, eram realmente insuportáveis e que tudo isso causava poluição sonora: “Garantimos que algumas noites, principalmente no nosso primeiro ano aqui, foram horríveis. Ninguém pediu para instalar este parque aqui!".
Em pouco tempo, a prefeitura foi recebendo cada vez mais reclamações dos moradores daquele bairro, de modo que o prefeito inicialmente pensaou em deixa todos contentes construindo barreiras acústicas de vegetação que pudessem abafar o som das crianças que gritavam e brincavam no parque: “Sugerimos colocar uma vegetação para diminuir a poluição sonora. Mas não era adequado para eles aparentemente", então no final de 2018 foi apresentada uma reclamação oficial.
O perito acústico, contratado pelas famílias que apresentaram a reclamação, havia declarado que a melhor solução era instalar painéis acústicos de dois metros, solução que o prefeito imediatamente rejeitou por ser extremamente cara: “Fizemos as contas. Para fazer a instalação dos painéis custaria cerca de 1000 euros por metro e, além disso, nem temos a certeza de que esta parede seria adequada para apaziguar estas famílias!”
Solução: a administração local decidiu finalmente transferir o parque infantil para uma área fora daquele bairro, mas certamente mais longe das casas. Como você teria agido se estivesse no lugar desses habitantes? Você teria feito uma reclamação pelos “ruídos” ou teria deixado as crianças da vizinhança se divertirem?