Ele encontra uma carteira no chão e a devolve sem pensar duas vezes, mesmo tendo muitas dívidas e estando sem trabalho

O que você faria diante de uma carteira cheia de dinheiro encontrada no chão? Se for movido pelo bom senso e pela honestidade, você deve tentar devolver a carteira ao dono, sem dúvidas. Uma boa ação que não deveria causar sensação, mas que hoje serve para enfatizar a bondade de alma de algumas pessoas. José Cleomar Domingues, marido e pai de 34 anos, residente em Piraí do Sul, Campos Gerais, não hesitou em tal situação, apesar de suas condições econômicas certamente não serem as melhores. José, aliás, é obrigado a enfrentar o fato de que não tem mais emprego, como muitos que o perderam por causa da pandemia.

Tropeçar na rua em uma carteira cheia de dinheiro não é algo que acontece todos os dias. José Cleomar Domingues, no entanto, teve a sorte de se deparar com tal situação enquanto voltava para casa à noite. Ele havia inicialmente confundido com lixo jogado no chão e, quase automaticamente, deu-lhe um chute. Quando percebeu que era uma carteira, ele imediatamente a pegou para ver o que era e a quem pertencia. Lá dentro estavam incríveis R$ 3000! Para José, e para quem como ele se debate com as dificuldades quotidianas, uma verdadeira fortuna. Mas José recebeu uma boa educação e seus pais sempre lhe ensinaram que não é certo ficar objetos que pertencem a outras pessoas.

Então, José fez o possível para rastrear o dono daquela carteira. Primeiro, ele postou a foto nas redes sociais, espalhando a notícia entre seus contatos e tentando fazer com que o conteúdo de sua postagem se tornasse viral. Em pouco tempo, um homem entrou em contato com ele alegando ser o dono daquela carteira. José nunca pensou em ficar com a carteira e quando conheceu o homem, uma pessoa muito humilde e simples, ficou feliz em devolvê-la.
Apesar do gesto simpático, José foi duramente criticado: muitos usuários, em seu lugar, teriam ficado com a carteira; além disso, muitos o acusaram de apenas querer ganhar alguma popularidade na web com seu gesto.

Na verdade, José certamente poderia ter ficado com aquele dinheiro para pagar suas dívidas e custear as despesas de sua família, mas ele nunca poderia ter aceitado o dinheiro de um estranho. Para ele, não foi uma ação a ser considerada e, portanto, não se arrepende de sua honestidade.
E o que você teria feito no lugar dele?