Um médico nos aconselha o que dizer se acharmos que o nosso médico está com pressa na nossa consulta
Todo mundo já compareceu pelo menos uma vez ao consultório de seu médico de confiança para ser examinado, receber conselhos, receber prescrição de novos medicamentos e assim por diante. Embora todos esperem uma vida muito longa e livre de doenças, é praticamente impossível não adoecer pelo menos uma vez ou precisar de uma consulta e da visita de um especialista. Faz parte do jogo da vida e, por isso mesmo, a maioria dos pacientes precisa ser tranquilizada e não tratada como um número em uma longa fila de pacientes.
via Suneel Dhand
Por outro lado, não é novidade ter que lidar com médicos e especialistas que, apesar de sempre agirem com extraordinário profissionalismo, parecem que às vezes não querem ficar muito tempo com o paciente e o diagnóstico acaba parecendo não muito completo e apressado. Você já teve a sensação de que vai ao médico para uma consulta particular e se sente tratado com muita superficialidade e pressa? Nesse caso, você não é de forma alguma o único que não sabe como fazer o seu médico notar isso sem ferir a sua sensibilidade ou sem se sentir "mais doente" do que os outros; afinal, é direito de todos receber um diagnóstico preciso, correto e eficaz e uma possível terapia.
O Dr. Suneel Dhand publicou um vídeo curto, mas muito claro, no qual explica a pacientes de todo o mundo como agir e, acima de tudo, o que dizer ao médico se eles se sentirem tratados de maneira muito superficial ou se você tiver a sensação de que a consulta durou muito pouco...
O Dr. Dhand usa palavras muito simples e eficazes: "Todo mundo tem uma história de médicos que te fazem entrar e sair da sala em alguns minutos e não deixam tempo para perguntas importantes. Afinal, não estamos falando sobre experimentar um novo casaco em uma loja de departamentos, nossas conversas com os pacientes são sobre sua saúde e bem-estar, então darei alguns conselhos a qualquer paciente que sinta que seu médico está com muita pressa com eles. Diga com calma: 'Doutor, parece que você está com muita pressa hoje!'
Parece uma coisa muito simples de se dizer, mas posso afirmar com segurança que a maioria dos médicos não gostaria de ouvir isso de seus pacientes. Como médicos, somos profissionais naturalmente conscienciosos que sempre (pelo menos a maioria de nós) querem fazer um bom trabalho e ter uma boa aparência. Em outras palavras, a maioria dos médicos não quer que seus pacientes os percebam como pessoas apressadas. Como resultado, posso garantir que a maioria dos médicos, ao ouvir isso, irá desacelerar conscientemente e passar mais alguns minutos com você! Nessa circunstância você, como paciente, deseja mais tempo do médico, e o médico finalmente poderá lhe dar esse tempo.
Este é o meu conselho para qualquer paciente que sinta que uma consulta médica é muito rápida e superficial na próxima vez. Basta ser cortês e respeitoso e dizer calmamente: 'Doutor, parece que você está com muita pressa hoje!'"
Poucas palavras, mas bastante claras, não acha?