Policial salva a vida de um homem enquanto estava em serviço e é demitida: 15 anos depois, ela obtém justiça
Lutar vigorosamente por aquilo que consideramos certo sempre compensa, mesmo que leve algum tempo antes que a justiça siga seu curso. Existem muitas histórias de perseverança que terminam com um final feliz e inesperado, e a que queremos contar hoje é apenas uma dessas histórias realmente incríveis e emocionantes. Conheça Cariol Horne, uma policial americana aposentada que esperou 15 anos antes de ser finalmente reintegrada e exonerada.
via CBS News
Cariol Horne sempre trabalhou como policial em Buffalo, nos Estados Unidos, mas 2006 foi o ano que mudou sua vida definitivamente e que a fez viver momentos de verdadeiro inferno: em novembro daquele ano, Cariol chegou com outros agentes no local onde estava acontecendo uma prisão, mas ele sabia perfeitamente bem que algo estava errado...
Seu colega Gregory Kwiatkowski havia algemado o suspeito, mas não antes de socá-lo repetidamente e colocá-lo em uma posição sufocante para impedi-lo de se mover e fugir; Cariol sabia que o comportamento de seu colega era totalmente inaceitável, então ela confrontou Gregory de frente e o pegou pelo colarinho, tentando salvar a vida de Neal Mack, o suspeito que nesse meio tempo corria sério risco de sufocar...
Por esse gesto de simples dignidade humana e ética, Cariol foi suspensa de seu posto como policial de Buffalo, a um ano da sua esperada aposentadoria; mas o pior ainda estava por vir, porque seu colega Gregory a processou por difamação e até ganhou o caso: $ 65.000 em indenização pecuniária e moral.
Desde aquela época, Cariol mergulhou em um dos momentos mais sombrios de sua vida: "Minha vida virou de cabeça para baixo, eu não tinha mais casa, não tinha dinheiro, estava desamparada, sofri de depressão e estresse pós-traumático por causa do acidente. Foi simplesmente horrível!"
Mas em 2018, as coisas começaram a mudar: Gregory Kwiatkowski foi indiciado por um crime de "força física irracional" cometido contra quatro adolescentes negros em 2009, e foi condenado a quatro meses de prisão federal por essa ação, enquanto o juiz finalmente anulou o sentença sobre Cariol Horne, estabelecendo que ela tinha agido da maneira correta em 2006: ela poderia finalmente recuperar o salário perdido com sua demissão e também se aposentar: "É absolutamente maravilhoso que depois de 15 anos eu agora possa respirar um pouco melhor!"
Agora Cariol está pressionando por uma legislação chamada Cariol Law (Lei de Cariol), que permitiria que policiais interviessem se seu colega estiver se tornando muito violento com um suspeito de crime. Um pequeno passo para elevar os valores universais legítimos, como a ética no trabalho e a dignidade humana.
Muito bem, Cariol!