"Eu queria pedir uma pizza": mulher liga para o 911 e usa linguagem de código para escapar da violência doméstica
Esta não é a primeira vez que um operador de telefone do 911 recebe uma ligação pedindo uma pizza, e certamente não é uma questão de ter ligado para o número errado. Muitas das pessoas que ligam para este número de emergência são mulheres que se encontram em situação desagradável de violência doméstica, à mercê de homens violentos, que colocam constantemente em risco a saúde física e psicológica dessas mulheres. Você nunca vai esquecer a história que vamos contar hoje...
via CNN
Essa incrível história aconteceu com Tim Teneyck, um homem de Oregon, nos Estados Unidos, que por 14 anos trabalhou como operador de telefone para o 911, um número de referência para todos os cidadãos americanos que pedem ajuda em vários tipos de emergências. A ligação mais estranha, no entanto, veio quando Tim pegou o telefone e ouviu uma voz feminina estrondosa que literalmente dizia: "Eu gostaria de pedir uma pizza".
Tim não conseguia acreditar no que estava ouvindo: aquela mulher realmente estava pedindo uma pizza? Ela estava realmente errada?
Tim não podia acreditar no que estava ouvindo, então ele decidiu descobrir se aquela mulher realmente havia errado o número ou não. Do outro lado do telefone, porém, parecia não haver alguma hesitação, tanto que a mulher não pensou duas vezes e deu seu número pessoal e endereço residencial a Tim, cada vez mais convencida de seu "pedido".
Na realidade, era tudo uma mensagem codificada: aquela pobre mulher do outro lado da linha não tinha discado o número errado, ela havia deliberadamente ligado para o 911 usando o código secreto da pizza, que geralmente é usado por vítimas de violência doméstica que não sabem como pedir ajuda de forma privada e segura...
Tim finalmente entendeu a situação e não pode deixar de começar a usar uma linguagem codificada para obter mais informações da mulher que ligava em meio à grande dificuldade de se comunicar livremente; o operador, que trabalhava no call center 911 por 14 anos e nunca tinha recebido um "pedido" específico, continuou a usar uma linguagem de código aparentemente inofensiva com a mulher do outro lado do aparelho e, nesse meio tempo, tentou mandar uma patrulha de policiais ao seu endereço, com as sirenes desligadas para não chamar a atenção do parceiro violento.
Quando os agentes chegaram ao local, descobriram que o problema não era o companheiro da mulher que havia "pedido a pizza", mas sim o namorado da mãe, que tinha chegado em casa bêbado e molestava e batia na mulher. Felizmente, Tim percebeu imediatamente que a situação não estava calma e imediatamente enviou uma patrulha ao endereço predeterminado.
Uma "pizza" que salvou uma vida e pode salvar muitas outras no futuro!