O filho autista tem uma crise e se joga no chão: um estranho decide se deitar com ele e consegue acalmá-lo

por Roberta Freitas

16 Abril 2021

O filho autista tem uma crise e se joga no chão: um estranho decide se deitar com ele e consegue acalmá-lo
Advertisement

"Em um mundo onde você pode escolher ser qualquer coisa, escolha ser gentil" - se todos nós vivêssemos seguindo esse mantra, talvez o mundo seria um lugar melhor. Hoje, porém, a gentileza vira notícia e ficamos surpresos, ou até mesmo desconfiados, se um estranho nos oferece a sua ajuda. Felizmente, existem pessoas boas no mundo que, em vez de julgar, param para ouvir e ajudar quem está em maior dificuldade. Natalie Fernando é mãe de uma criança autista de 5 anos, Rudy, e muitas vezes tem que lidar com acessos de choro e atitudes agressivas de seu filho, que nem sempre são controláveis. Certa manhã, ele estava passeando com Rudy no calçadão, um dos percursos preferidos do menino, mas devido a alguns problemas que ainda não consegue resolver, Rudy começou a chorar e gritar, atraindo a atenção dos transeuntes. Apenas uma pessoa se preocupou em parar e perguntar se estava tudo bem. A atitude daquele homem salvou literalmente o dia de Natalie e de seu filho.

via Facebook / Better to be Different

Facebook / Better to be Different

Facebook / Better to be Different

Se pensarmos que é preciso tão pouco para mudar o dia de uma pessoa para melhor, por que não agimos dessa maneira com mais frequência? Natalie estava levando seu filho Rudy para um passeio ao longo do calçadão, um dos lugares favoritos da criança. Rudy tem uma forma grave de autismo e nem sempre é capaz de lidar com algumas situações que, de fora, parecem normais; por exemplo, o pequeno tem um problema sério para voltar atrás após um certo caminho. Por isso, Natalie procura sempre optar por circuitos elípticos, que não envolvam a ação física de ter que dar meia volta e voltar. Na orla, porém, não existem alternativas: a única maneira de voltar para casa é dar meia-volta e refazer a estrada na direção oposta. E Rudy não aguentou: o pequeno se deitou no chão e começou a gritar, provocando a reação de alguns transeuntes, que começaram a julgar sem nem mesmo conhecer a história daquela criança.

Advertisement
Facebook / Better to be Different

Facebook / Better to be Different

O herói do dia se chama Ian e quando viu a criança se desesperar no chão, ele simplesmente perguntou: "Está tudo bem?". Ian se aproximou de Rudy e perguntou seu nome e quantos anos ele tinha. Natalie o avisou, dizendo que seu filho sofre de autismo e, portanto, não entende bem algumas perguntas, então o homem simplesmente decidiu se deitar no chão com ele. Eles ficaram assim por um tempo, até que Rudy se acalmou completamente. Os dois também tiraram uma foto juntos, em que Rudy aparece sorrindo e sua crise parece coisa do passado. Natalie, que administra uma página no Facebook na qual relata as mil aventuras enfrentadas por Rudy, relatou esse episódio com extrema gratidão. Foi um dia difícil, tanto para ela quanto para Rudy, mas um estranho decidiu ajudá-la sem segundas intenções. Ian então acompanhou Natalie e Rudy até o carro e retomou a corrida.

Um episódio de gentileza que mantém vivas as esperanças da humanidade.

Advertisement