Ela sofre bullying na web por causa de sua deficiência: em resposta, ela posta selfies por um ano inteiro

por Roberta Freitas

14 Abril 2021

Ela sofre bullying na web por causa de sua deficiência: em resposta, ela posta selfies por um ano inteiro
Advertisement

Estar insatisfeito com o corpo, com a aparência, é um sintoma muito comum entre as pessoas que parecem não se enquadrar nas rígidas convenções de beleza e atratividade física que a sociedade impõe. Um modelo que também tem seus lados negativos: o outro lado da moeda no culto à beleza atual está no fato de que cada vez mais pessoas insatisfeitas com suas feições são denegridas ou, na pior das hipóteses, até intimidadas, e nem todo mundo consegue superar esse trauma com a cabeça erguida; mas tem quem consiga e saia vencedor...

via BBC

Estamos falando de Melissa Blake, uma jornalista freelance de 39 anos que mora em São Francisco e "condenada" a ter que pagar as consequências de uma deficiência física causada pela síndrome de Freeman-Sheldon, uma rara doença genética que afeta ossos e músculos do corpo. Por conta do seu aspecto, muitas vezes Melissa tem sido apontada na web com comentários não muito simpáticos, outros até particularmente cruéis, atos de verdadeiro bullying contra ela.

O que ela poderia fazer para responder da mesma maneira aos ciber agressores da web que não conseguiam ir além de sua aparência? Melissa teve uma ideia brilhante de como enfrentar o problema de frente: ela decidiu que postaria uma selfie com legendas todos os dias durante um ano inteiro!

Advertisement

Ao fazer isso, ao longo de 2020 seus perfis sociais como Twitter e Instagram foram literalmente invadidos por postagens e fotos tiradas de si mesma, pelo menos uma vez por dia; um verdadeiro golpe para todos aqueles valentões da web que não fizeram nada além de atacá-la por sua aparência física e sua doença genética: "Embora eu esteja acostumada a comentários cruéis sobre minha aparência, não consegui me livrar daqueles que diziam que eu deveria ser proibida de postar selfies do meu rosto..."

Melissa então continuou: "Eu logo percebi que aquelas selfies não eram apenas sobre mim e minha condição, a realidade é que outras pessoas com deficiência também se identificaram com minhas palavras e postagens e começaram a fazer o mesmo..." por isso, durante 2020, os canais sociais de Melissa Blake deram um grande salto nas visualizações e se tornaram virais.

Embora os valentões da web continuem a persegui-la com mensagens odiosas sobre sua aparência, que não parecem corresponder aos cânones contemporâneos de beleza externa, Melissa continua seguindo seu caminho, convencida de que seu gesto tenha ajudado muitas outras pessoas com deficiências a se aceitarem pelo que são e a enfrentar os odiadores da web de frente.

Um gesto verdadeiramente extraordinário e corajoso, o desta talentosa jornalista de 39 anos: e quem diria que um ano de selfies mudaria as cartas desta forma e sensibilizaria a todos?

Abaixo o bullying!

Advertisement