"Minha mãe e eu não temos nada para comer": criança troca seus brinquedos por comida ou dinheiro

É difícil desmontar um problema global como a pobreza no mundo, mas é muito triste ter que suportar situações extremas como a que Luis Ángel, um menino de 11 anos, e sua mãe estão enfrentando. Ambos residem em um quarto em Los Reyes, México, com o avô - mas nenhum deles conseguiu manter empregos estáveis, especialmente em tempos de pandemia. Na verdade, o Covid-19 não simplesmente destruiu famílias inteiras, mas também reduziu a economia de muitos países até os ossos. “Minha mãe e eu não temos mais o que comer”, disse Luís, decidindo assim vender todos os seus brinquedos e outras coisas que ele gosta muito. Brinquedos, livros, uma máscara do Batman: objetos simples que, de alguma forma, ele espera poder trocar por comida ou dinheiro.

A princípio, a mãe de Luís, Susana Martínez, discordou de seu plano de ir ao centro para tentar vender brinquedos, mas depois se convenceu e os dois tentaram. Desde então, eles tentam vir todos os dias para trocar alguns itens por comida ou dinheiro. Quando os repórteres chegaram para perguntar à mulher o que estavam fazendo e quais eram suas intenções, ela respondeu: "Não temos dinheiro, não temos nem o que comer e viemos à procura de trabalho e a verdade é que não tem trabalho agora. O que queremos é um pouco de apoio, seja o que for, vamos agradecer."

Com a emergência de saúde em curso, devido aos muitos casos de Covid-19 que estão colocando a terapia intensiva de joelhos em muitos países, a família de Luis certamente não é a única a ter que suportar tal condição de pobreza. Luís sabe muito bem que não poderá ter outros brinquedos tão cedo - para ele, festas como o Natal não significam comprar brinquedos novos - mas também sabe que a sua família está em péssimas condições e se ele pode fazer alguma coisa para ajudar a melhorar, ele o fará.

Lamentamos ter que ver a infância negada a um menino tão jovem. Infelizmente, são tempos muito difíceis e Luís, como muitas outras crianças, não têm nem o direito de se divertirem. Esperamos que a história desse menino e de sua mãe possa atrair algumas pessoas com um grande coração: até uma simples doação poderia ajudar esta família.