Aos 14 anos, ele vende souvenirs na rua e fala 12 línguas diferentes: uma turista percebe seu talento natural
Ter apenas 14 anos e ser poliglota? Por mais que possa parecer impossível, para um menino cambojano essa extraordinária qualidade e habilidade é uma realidade cotidiana; e asseguramos que o protagonista desta belíssima história verdadeira com final feliz não vem de uma família abastada que pode pagar cursos de línguas para seu filho, pelo contrário. O jovem Thaksin, junto com seu irmão mais novo, sempre teve que lutar por água e comida...
via SCMP
Seu nome é Thaksin, ele tem apenas 14 anos e junto com seu irmão mais novo vive em uma família pobre no Camboja; para pagar as contas, tanto o menino quanto seu irmão ajudam no que podem, vendendo lembranças turísticas no muito visitado templo de Ta Prohm, em Angkor.
Esse trabalho itinerante permitiu que Thaksin aprendesse muito para se comunicar com turistas que vinham de todas as partes do mundo e, muitas vezes, para vender alguma coisa e ganhar o dia, foi obrigado a aprender algumas palavras básicas nas línguas estrangeiras de seus respectivos visitantes.
Com o tempo, Thaksin aprendeu a lidar muito bem com 12 idiomas, incluindo o cambojano, sua língua materna; uma habilidade que não é para todos e que muitos turistas da região perceberam com muito prazer no menino. No entanto, o destino de Thaksin foi mudado por uma turista poliglota de origem asiática chamada Venus Goon, que parou para falar com o menino e descobriu que ele sabia 12 idiomas diferentes: "O que realmente me surpreendeu foi conhecer um cara talentoso que fala mais de 10 idiomas . No começo ele falou comigo em cantonês, depois me contou quantas línguas ele fala, gostei muito, gravei um vídeo dele falando e compartilhei com alguns amigos”.
O vídeo gravado por Venus deu a volta na web e fez de Thaksin uma pequena celebridade no Camboja, tanto que depois que as imagens foram divulgadas, a Cruz Vermelha da região o alimentou e vai pagar por sua educação em uma escola adequada e também para o seu irmão mais novo.
Thaksin jamais poderia imaginar que aquela turista cantonesa mudaria sua vida com a divulgação dessas imagens na web, e agora parece que seu sonho está se tornando realidade: agora o menino cambojano frequenta uma escola de línguas estrangeiras em Zhuji, na província de Zhejianh, no leste da China e está se tornando um aluno modelo.
Desejamos a você tudo de melhor em 12 línguas, Thaksin!