“O que acabamos de ver?”: 15 ilusões de ótica que nos deixaram confusos no início
Saímos de casa, andamos pela rua ou entramos em uma loja e, de repente, tudo parece virar de cabeça para baixo: os nossos olhos já não estão tão bons como antes ou será que vimos mesmo o que estava na nossa frente? Cenas absurdas, no limite da realidade, com perspectivas irreais que parecem sair de um filme de ficção científica ou desenho animado. Não tema, estamos falando de ilusões de ótica; todos, pelo menos uma vez na vida, foram "vítimas" dessas travessuras da visão (e do cérebro); parece que vimos algo particularmente absurdo, mas bastou olhar melhor para mudar de opinião: não era real, era tudo uma ilusão. Aqui estão alguns dos exemplos mais hilariantes que encontramos online para você!
Meus dois cães olhando pela porta parecem um estranho experimento genético à primeira vista...
Não é o que parece: é apenas a neve derretendo na varanda da frente da casa!
Extraordinário este clique, não é? Neste caso específico, é tudo uma questão de perspectiva; a lente fotográfica foi posicionada exatamente na varanda da casa, com destaque para a mini estalactite de gelo!
Parecem coquetéis saborosos, não parecem? Em vez disso, são bancos de pub muito originais!
Desvendamos o mistério: tente virar a fotografia de lado!
O autor desta foto nos conta a sua história: a árvore que você vê no chão, havia sido derrubada pela fúria do furacão Katrina anos antes!
Não te parece que este chão está prestes a afundar nas entranhas da Terra?
O extraordinário e vertiginoso piso decorado desta fotografia está localizado em um dos lugares sagrados mais admirados e visitados por turistas de todo o mundo: estamos de fato dentro da Catedral de Santa Maria del Fiore em Florença!
Não se preocupe, minha irmã não é um centauro!
Veja este cão saltando: não lhe parece que uma parte do corpo desapareceu por completo?
Uma ilusão espetacular: o gelo no teto do carro parece um panorama da Terra vista do espaço
Garantimos que não é o que parece!
Não é um ciclista acrobático, basta virar a fotografia para descobrir porque é uma ilusão tão brilhante!
Basta um pouco de criatividade, muita originalidade, paixão pela fotografia e perspectiva; aproxime-se de uma galeria deserta e crie sua pequena obra-prima de ilusão de ótica, como este talentoso ciclista fez!
À primeira vista, parece um violino...
... mas não é; nos surpreendemos admirando um crepúsculo espetacular em uma praia intocada: é verdade que muitas vezes a Mãe Natureza sabe nos surpreender com pouco!
Como a garota se camuflou bem!
Nas palavras do autor da divertida foto, essa combinação perfeita de cores entre a praia de pedrinhas e a saia de verão da garota foi totalmente... não intencional. Parabéns pela coincidência, então!
Não o estamos enganando: esta é uma foto da Pirâmide de Gizé tirada de cima!
Uma vista aérea de cima que fez muitos internautas ficarem de boca aberta: não só à primeira vista parece uma galeria na qual se destaca um céu noturno, mas é ainda mais fascinante pensar que o ponto de fuga da ilusão de ótica é na realidade o topo da pirâmide e o "céu noturno" é o efeito da sombra em um lado do antigo edifício.
Você vê duas pessoas nesta foto? Olhe mais de perto...
Quando a arte do tricô cria ilusões visuais únicas!
Embora possa ser muito comum entre os seres humanos, a ilusão de ótica tem uma explicação científica perfeita: é considerada uma ilusão causada pelo sistema visual e caracterizada por uma percepção que provavelmente parece diferir da realidade; de acordo com a comunidade científica, existem três tipos de ilusões de ótica: ilusões físicas, fisiológicas e cognitivas. Como bem podem perceber, são muito mais frequentes do que parecem... à primeira vista!