Todos os dias, ele caminha 6 km com seu avô para ir para a escola: no dia da formatura, ele chora lágrimas de alegria
Se você tem a "infelicidade" de nascer em um país particularmente pobre ou em uma família que vive bem abaixo da linha da pobreza, a única arma realmente eficaz para mudar seu status é uma boa educação. Efraín Delgado é um menino de 11 anos de uma zona rural da Argentina que finalmente concluiu o ensino fundamental, apesar das óbvias dificuldades para chegar ao complexo escolar. O menino fica aos cuidados do avô e, juntos, caminham todos os dias 6 km para chegar a tempo na escola. Efraín nunca faltou aula e a sua determinação e sacrifícios são um exemplo para todos.
Hugo Baricheval, o professor Efraín, contou a história por trás daquela foto muito importante: “Alcançar este resultado custou muito a Efraín. Ele vem de uma família muito humilde. Sua mãe o deixou aos cuidados de seu avô desde pequeno, junto com sua irmã Celeste. Ela também estuda nesta escola, mas tem mais sorte porque ganhou uma bicicleta para vir para a escola”. Vencer a pobreza nesta região é uma tarefa muito difícil e Baricheval também insiste sobre as doações: “Também precisaríamos de doações de roupas, por exemplo”.
Esperamos que os sacrifícios de Efraín sejam um exemplo para todos aqueles que precisam de um impulso extra em termos de determinação!