Ele não suporta ter que jogar fora a comida não vendida todas as noites, então doa tudo para os sem-teto: a empresa o demite
Fazer a coisa certa, às vezes, pode custar muito caro, mas se estamos convencidos de que estamos fazendo o bem, acreditamos que é mais do que necessário insistir nesse sentido. Bryan Johnston é um jovem de 16 anos que ganha a vida como funcionário de uma conhecida rede americana de donuts; embora o garoto sempre tenha provado que trabalha bem e arduamente, foi demitido por quebrar o protocolo da empresa. Especificamente, Bryan estava literalmente cansado de ter que jogar dezenas e dezenas de donuts no lixo todas as noites, então ele pensou em organizar pacotes de presentes e dá-los aos moradores de rua. Uma ação mais do que justificada, mas que não agradou o gestor da empresa.
Bryan é um usuário muito ativo no TikTok e sua demissão também se deve, em parte, ao vídeo que ele mesmo postou e que atingiu 2 milhões de pessoas. Neste pequeno trecho, você vê claramente os bastidores de seu trabalho e, em particular, o que acontece todas as noites: Bryan e seus colegas têm que jogar fora todos os donuts não vendidos. O desperdício de comida é enorme e ter que fazer isso todas as noites, sabendo que tem gente passando fome na rua, é de partir o coração.
É preciso considerar que cada franquia da conhecida rede americana pode decidir de forma independente se doar os alimentos não vendidos no final do dia e que a própria empresa criou pontos de coleta especiais para esse tipo de doação.
Mesmo assim, Bryan, que no vídeo parece horrorizado com o desperdício de comida, ainda foi demitido da loja onde trabalhou por meses. Segundo o jovem, algumas franquias são "gananciosas e preguiçosas" demais para sair e ajudar os sem-teto ou a comunidade local mais necessitada. "Eles preferem simplesmente jogar a comida fora no final do dia em vez de pagar a um funcionário algumas horas extras para levar a comida a um centro de coleta dedicado. Embora caiba à loja o que fazer com o lixo, a maioria gestores diz para jogar tudo fora porque não montou um programa de doação. É desperdício de alimentos e a falta de procedimentos adequados nesse aspecto me deixa extremamente decepcionado”, comentou o jovem.
Bryan recebeu muitas mensagens de apoio após sua demissão e até mesmo alguma ajuda financeira - uma ajuda até que ele seja contratado por outra empresa. Com certeza, seu compromisso social não para por aí. Bryan já afirmou que usará o TikTok e as redes sociais para expressar suas preocupações sobre problemas relevantes em nossa sociedade, como a fome no mundo.
Por fim, depois de ter sido demitido, Johnston fez outro vídeo em que compra donuts de outra rede americana e os doa para profissionais de saúde. Esperamos que esse cara encontre outro emprego e que sua mensagem não caia em ouvidos surdos: fazer o bem, a qualquer custo!