Um enfermeiro consola um jovem com síndrome de Down hospitalizado por causa do Covid: ele estava confuso e com medo
Nos momentos mais difíceis e traumáticos da nossa vida, o que tendemos a recordar não é apenas o sofrimento ou a grande dificuldade pela qual passamos, mas principalmente de quem nos estendeu a mão, das palavras de conforto, dos gestos de gentileza das pessoas que quiseram nos ajudar. Um enfermeiro brasileiro que está na linha de frente na luta contra a Covid deu a volta ao mundo graças a um gesto muito simples que teve muito mais efeito do que mil palavras vazias.
via CNN Brasil
Raimundo Nogueira Matos trabalha como enfermeiro no hospital de Caapiranga, no Amazonas, e ficou famoso no mundo todo quando um paciente tirou uma foto dele se aproximando, abraçando e confortando um jovem de 30 anos com síndrome de Down que estava internado com sintomas respiratórios relacionados ao Covid-19. O nome do jovem é Emerson Jr., e quando foi internado por dificuldades respiratórias ficou muito agitado porque não conseguia entender o que estava acontecendo com ele.
Para respirar, Emerson precisava de oxigênio, mas as enfermeiras não podiam dar a ele porque ele estava agitado e confuso; foi nesse momento que Raimundo se aproximou e o abraçou, tentando acalmá-lo e confortá-lo; só então Emerson relaxou e eles conseguiram dar o oxigênio que ele tanto precisava. Raimundo disse: "Eu sei o risco que posso correr ao abraçar um paciente com Covid. Mas por ser um paciente especial, precisava de muito carinho".
Um gesto simples como o de um abraço, mas que significou muito para o pobre Emerson. Este enfermeiro corajoso e muito generoso se saiu muito bem!