Um agricultor estuda direito sozinho para levar a juízo a empresa que poluiu as suas terras

por Roberta Freitas

22 Janeiro 2021

Um agricultor estuda direito sozinho para levar a juízo a empresa que poluiu as suas terras
Advertisement

Não importa a vida que se leva ou o grau de instrução de uma pessoa, mas dizem que quando há vontade sempre há uma maneira de resolver um problema. Uma lição aprendida com grande satisfação e grandes resultados por um humilde fazendeiro chamado Wang Enlin, que mora e trabalha em suas terras no vilarejo de Yushutun, na província chinesa de Heilongjiang. Esse homem de 60 anos estudou livros jurídicos sozinho para entrar com uma ação judicial contra uma multinacional que estava poluindo sua terra.

via The Independent

People's Daily Online

People's Daily Online

A incrível história de Wang começa em 2001, quando a empresa do Grupo Qihua, que geralmente produz cloreto de polivinila, lançou de 15.000 a 20.000 toneladas de resíduos químicos no rio local; Wang percebeu as condições em que o rio estava quando, enquanto jogava cartas com seus amigos, percebeu que a casa onde eles estavam estava inundada com esgoto da fábrica Qihua.

As pessoas da aldeia viviam principalmente da agricultura, por isso ver as suas terras poluídas desta forma colocou todos em alerta; Wang sabia que precisava fazer algo.

Advertisement
People's Daily Online

People's Daily Online

O fazendeiro de 60 anos disse: "Eu sabia que estava certo, mas não sabia qual lei a outra parte havia violado ou se havia evidências para provar isso", então ele começou a estudar por conta própria, completamente sozinho, as leis de seu país para tentar derrubar o gigante industrial que estava arruinando sua vida e o seu trabalho agrícola.

Ele levou quase 16 anos para conseguir aprender tudo o que precisava, mas acabou valendo a pena. Na verdade, Wang primeiro estudou muitos livros de direito pegando-os emprestados de uma biblioteca (ele havia terminado seus estudos na terceira série), então ele se ajudou com um dicionário para entender termos acadêmicos e complexos, os escreveu em um caderno e então analisou.

People's Daily Online

People's Daily Online

Após cinco anos de árduo estudo, Wang procurou uma empresa de consultoria jurídica gratuita apenas em 2007 e finalmente apresentou uma petição oficial assinada por muitos membros da comunidade da aldeia chinesa onde vivia. O resultado de todos esses anos de árdua luta contra o gigante que poluía as águas de seu rio foi extraordinário: apesar de o tribunal ter começado a tratar do caso não antes de 2015, oito anos após a apresentação da petição, a fábrica teve que reconhecer as evidências de poluição perante o tribunal de justiça.

Graças aos esforços de Wang, o tribunal distrital decidiu que as famílias da vila de Yushutun receberiam uma compensação financeira do Grupo Qihua no total de US $ 110.000 para compensar os danos ambientais. Uma luta que levou anos de estudo, mas que finalmente valeu a pena.

Muito bem Wang!

Advertisement