Se seus dedos começam a ficar pálidos com o frio, você pode ter a síndrome de Raynaud

Durante o inverno é aconselhável cobrir-se adequadamente para não sofrer excessivamente com o frio, mas apesar das várias luvas, cachecóis e gorros, ainda há quem não consiga se aquecer. 5% das pessoas sofrem de uma síndrome aparentemente inofensiva, mas decididamente irritante, mais conhecida como síndrome de Raynaud ou fenômeno de Raynaud (fdR). É uma redução do fluxo sanguíneo para certas regiões do corpo como resultado de um espasmo excessivo dos vasos sanguíneos periféricos. Aqui estão os sintomas a serem considerados e por que você deve consultar um médico.
via Mayo clinic

A síndrome de Raynaud ocorre principalmente nas mãos - às vezes nos pés e, mais raramente, em outras extremidades do corpo, como nas orelhas, nariz ou língua - com uma alteração evidente e reversível na cor da pele. Podemos dividir a mudança de cor em três fases sequenciais: uma primeira palidez intensa, depois uma cor azulada (cianose) e, por fim, vermelhidão. A mudança de cor, que muitas vezes ocorre apenas na primeira fase de palidez intensa (forma "incompleta" de fdR), está associada a dores e formigamento que podem persistir por vários minutos. Em casos graves, o FDR pode levar ao aparecimento de úlceras dolorosas.
A primeira manifestação da rf geralmente ocorre entre os 15 e os 30 anos: nesse caso, a síndrome geralmente não está associada a outras patologias. Em vez disso, se surge pela primeira vez na velhice, poderia esconder alguma patologia. Por isso, é bom investigar a natureza do fenômeno com seu médico.

Para entender se uma doença reumatológica se esconde por trás da síndrome de Raynaud, é necessário fazer exames especiais (videocapilaroscopia ou angioscopia percutânea) em centros reumatológicos especializados. Se você tem certeza de que possui o fdR, é aconselhável não fumar, bem como evitar a exposição prolongada ao frio, mudanças bruscas de temperatura e emoções fortes como medo, ansiedade e estresse.
Se você notou que, principalmente nos meses mais frios do ano, a cor das suas mãos tende a mudar em poucos instantes, acompanhada de formigamento persistente, você pode ter síndrome de Raynaud. Para tirar quaisquer dúvidas e não depender de uma simples descrição, contate sempre o seu médico.