Um professor ganha 1 milhão de dólares por seu trabalho com os alunos pobres: ele o compartilha com seus colegas finalistas

por Roberta Freitas

06 Janeiro 2021

Um professor ganha 1 milhão de dólares por seu trabalho com os alunos pobres: ele o compartilha com seus colegas finalistas
Advertisement

O nome dele é Ranjitsinh Disale, é um professor indiano que tem feito falar muito sobre si mesmo há algum tempo e em 2020 conseguiu obter o prestigioso Global Teacher Prize, concedido todos os anos a um professor que melhor representou os valores de seu trabalho e a paixão inovadora em poder transmitir seus conhecimentos aos jovens alunos, muitas vezes pertencentes a contextos sociais pobres. O prêmio foi de 1 milhão de dólares.

via CNN

Disale venceu contra 12.000 outros indicados anuais, prometendo que iria dividir seu prêmio de um milhão de dólares com os outros nove finalistas, dividindo a soma e entregando a cada um o prêmio de 55.000 dólares: "Eu acredito que se eu dividir este prêmio em dinheiro com nove professores, isso significa para que eu possa aumentar seu trabalho. Seu trabalho incrível é igualmente digno. Se eu dividir o prêmio em dinheiro com o restante dos professores, eles terão a chance de continuar seu trabalho e, da mesma forma, podemos alcançar e iluminar a vida de muitos alunos, juntos nós podemos!". Até mesmo Dalai Lama parabenizou Disale por seu extraordinário compromisso com seus ex-alunos em uma postagem no Twitter: "Ele deu um exemplo de compaixão com uma ação. A compaixão e a dedicação do professor inspirador à educação já tiveram um grande impacto na vida de seus alunos da Escola Primária Zilla Parishad, na Índia. E agora, com a ajuda de US$ 1 milhão, ele e seus colegas finalistas provavelmente mudarão a vida de incontáveis ​​alunos em todo o mundo!"

Advertisement
Global Teacher Prize/Instagram

Global Teacher Prize/Instagram

Ranjitsinh Disale, professor da Escola Primária Zilla Parishad, na aldeia pobre de Paritewadi, sempre lutou para promover o ensino e a educação de seus alunos mais necessitados: a maioria de seus jovens alunos vem de comunidades tribais da província de Maharashtra. Disale afirmou ter aprendido a língua local da aldeia para traduzir os livros didáticos da classe para a língua materna de seus alunos.

Disale também criou códigos QR em livros didáticos para dar aos alunos acesso a áudios de poemas, aulas em vídeo, histórias para ler e dever de casa não apenas em livros didáticos, melhorando muito a frequência escolar, mesmo em tempos de pandemias. Esta tecnologia QR foi implementada gradualmente em várias escolas rurais da Índia, graças à visão deste professor extraordinário.

Advertisement