Férias solidárias: os funcionários dão as férias restantes a um colega que deve cuidar do filho pequeno

por Roberta Freitas

14 Dezembro 2020

Férias solidárias: os funcionários dão as férias restantes a um colega que deve cuidar do filho pequeno
Advertisement

Passamos mais da metade do nosso tempo no local de trabalho, por isso devemos tentar torná-lo um local acolhedor e melhorá-lo se for necessário. Às vezes, há rixa entre colegas e é uma pena: entre funcionários devemos ajudar uns aos outros. A boa notícia a esse respeito vem de Pesaro, na Itália, onde um jovem funcionário do município teve de se candidatar às "férias solidárias". O motivo? Seu filho menor precisa absolutamente de ajuda imediata, mas ele tinha terminado todas as férias disponíveis. Na Itália, as “férias solidárias” permitem que todos os colaboradores de uma mesma empresa ofereçam voluntariamente alguns dias das suas férias residuais. Obviamente, certas regras devem ser respeitadas para aproveitar dessas férias especiais.

via Il Fatto Quotidiano

Pexels

Pexels

O apelo partiu de uma jovem funcionária da Câmara Municipal de Pesaro e foi encaminhado a todos os 640 funcionários da Câmara Municipal, pela gestora Sonia Gigli. A resposta de muitos colegas foi imediata, enquanto muitos outros telefonaram imediatamente para saber do que se tratava. No momento, mais de 60 funcionários confirmaram sua disposição em doar suas férias residuais e certamente não serão os únicos. É a primeira vez que, pelo menos no Município de Pesaro, é feito este pedido particular e mesmo que no dia 10 de dezembro de 2020 tenha expirado a possibilidade de oferta de férias, a administradora Sonia Gigli garantiu que o prazo não é definitivo e que, portanto, quaisquer ofertas serão aceitas novamente. Não pense, é claro, que essas férias sejam dadas a qualquer um: para usá-los, você deve atender a certos requisitos!

Um gesto de solidariedade que, sobretudo numa altura em que o medo de Covid-19 não parece nos deixar em paz, merece ser contado.

Advertisement