Um aluno salva um colega da asfixia ao praticar a manobra de Heimlich
Os acidentes podem acontecer a qualquer momento e as armadilhas podem estar escondidas por trás da banalidade dos simples gestos diários. Um menino do ensino médio, que frequentava o Jordan School District, no Utah (EUA), se viu à beira da morte só porque um pedaço de comida ficou atravessado enquanto ele estava comendo na cantina. Ele teve soluços o dia todo e, mesmo sem perceber, estava quase engasgando com um pedaço de frango. A intervenção oportuna de um amigo seu, presente à mesa, foi verdadeiramente providencial: com calma e coragem, o jovem aplicou a manobra de Heimlich e conseguiu salvar o amigo.
via Kutv
Tudo aconteceu de repente e demorou alguns segundos a mais para entender o que estava ocorrendo. Felizmente, o pequeno herói chamado Hunter Olsen, que comia na frente da vítima, se levantou imediatamente e com compostura e coragem fez o que precisava ser feito. O vídeo de vigilância capturou a cena do corajoso aluno aplicando efetivamente a manobra de Heimlich, aprendida em anos anteriores na West Jordan Middle School. Foi a primeira vez que tinha usado a manobra, mas ele sabia que era a coisa certa a ser feita.
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros a ser posta em prática em caso de risco de asfixia por obstrução das vias aéreas por corpo estranho. Graças a uma série de compressões e impulsos abdominais, é capaz de limpar as vias aéreas, permitindo que a vítima respire novamente.
Johnson, o menino que logo conseguiu respirar novamente, é grato a Hunter, seu amigo de longa data. A amizade entre os dois certamente se fortaleceu após esse episódio.