Uma bailarina com Alzheimer ouve as notas do "Lago dos Cisnes" e se lembra da coreografia após 60 anos
Uma vida dedicada à música e à dança e não conseguir recordar nada daqueles extraordinários momentos de sucesso e satisfação pessoal. Quase. Na verdade, a bailarina espanhola Marta Gonzalez sofria há muito tempo de Alzheimer, uma doença neurodegenerativa que estava tirando a sua memória e a sua percepção de si mesma e da realidade que a cercava ano após ano. No entanto, antes de morrer em 2019, uma música familiar despertou suas memórias.
via Classic FM
Marta Gonzalez faleceu em uma casa de repouso em Valência em 2019, mas um vídeo comovente de alguns meses antes foi compartilhado pela Associação Musica Para Despertar, uma instituição de caridade que usa a música para encorajar memórias e melhorar o humor de pacientes que sofrem de Alzheimer.
O vídeo da instituição beneficente, que apareceu no YouTube, mostra um voluntário que, munido de fones de ouvido, coloca para ela no celular a mais famosa melodia do Lago dos Cisnes de Tchaikovsky, música que a remete de imediato a 1967, quando Marta era uma primeira bailarina do prestigioso New York Ballet.
No vídeo, a bailarina idosa do asilo de repente parece se lembrar de todos os passos do balé clássico, um balé que ela executou com perfeição na década de 1960 em Nova York. Um momento de despertar emocional e cognitivo que terminou com os aplausos gerais da sala onde Marta se encontrava. A associação de caridade que permitiu este momento extraordinário disse: "Uma bailarina será sempre uma bailarina... a emoção de florescer, ouvir, sentir e voar junto com uma das músicas da sua vida".
A musicoterapia é uma das terapias cognitivas de maior sucesso se aplicada a pacientes com doença degenerativa de Alzheimer, e este momento comovente que teve Marta Gonzalez como protagonista é a prova extraordinária!