Os 5 alimentos que é melhor não esquentar ou cozinhar diretamente no micro-ondas

O forno micro-ondas é um eletrodoméstico que hoje se encontra na casa de muitas pessoas, pois atende a quem não tem muito tempo para se dedicar ao preparo de almoços e jantares. O micro-ondas também é muito útil para reaquecer sobras e, assim, economizar um tempo precioso. No entanto, é necessário prestar muita atenção ao seu uso se quiser evitar acidentes durante o trajeto, tanto na fase de cozimento quanto no reaquecimento de alimentos já cozidos. O micro-ondas, de fato, exatamente pela sua própria natureza tem uma ação muito menos eficaz do que da cozinha tradicional no que diz respeito à eliminação de quaisquer bactérias ou toxinas que possam estar presentes nos alimentos mal conservados; portanto, o maior risco à saúde está relacionado ao possível armazenamento errado de alimentos e consequente aquecimento com esse sistema, que é pouco ativo contra microrganismos.
1. Ovo cozido

Aquecer ovos cozidos no micro-ondas é uma prática que pode ser muito perigosa e, por isso, aconselhamos nunca fazer isso. Obviamente, existe uma diferença entre aquecer um ovo já cozido e cozinhá-lo diretamente no micro-ondas com as ferramentas adequadas, mas no caso desaconselhamos aquecer o ovo já cozido no aparelho. O motivo? Pode explodir e você pode acabar tendo que limpar toda a cozinha ou, pior, acabar no pronto-socorro! Na prática, partículas de água ficam presas dentro da gema, lar das proteínas do ovo, que, se estimuladas com o calor do micro-ondas, podem criar uma reação explosiva quando você for furar a gema com um garfo.
Fonte: https://www.nytimes.com/2017/12/06/science/egg-microwave.html
2. Pimenta

Não é adequado para cozinhar em forno de micro-ondas, pois as ondas eletromagnéticas desencadeiam uma reação com a capsaicina, substância que a torna tão picante, fazendo com que fique muito mais agressiva e até prejudicial ao paladar. Melhor evitar!
3. Batatas

Nesse caso, o verdadeiro problema reside principalmente na preservação das batatas cozidas: sabemos que se deixadas esfriar por muito tempo em temperatura ambiente, as batatas podem desenvolver uma bactéria perigosa (Clostridium botulinum) que o forno de micro-ondas não seria capaz de erradicar uma vez aquecidas.
Fonte: https://www.insider.com/foods-you-should-not-eat-as-leftovers-2018-
4. Arroz

Também neste caso, como naquele das batatas, pode ser prejudicial por causa do armazenamento incorreto do arroz, que será então provavelmente aquecido no micro-ondas. O arroz, porém, deve ser colocado na geladeira imediatamente se não for consumido na hora, pois à temperatura ambiente está sujeito à multiplicação de bactérias, que liberam substâncias tóxicas. Como já mencionamos, aquecê-lo no micro-ondas não o ajudará a evitar distúrbios gastrointestinais!
5. Frango

Quanto ao frango cru, desaconselhamos absolutamente cozinhá-lo no micro-ondas! Na verdade, esse tipo de carne crua contém uma quantidade bastante elevada de bactérias como a perigosa Campylobacter ou a salmonela - bactérias que o calor do micro-ondas não consegue erradicar!