Uma professora proíbe sua aluna de amamentar a filha durante as aulas online: "você pode fazer isso no seu tempo livre"

por Roberta Freitas

11 Outubro 2020

Uma professora proíbe sua aluna de amamentar a filha durante as aulas online: "você pode fazer isso no seu tempo livre"
Advertisement

Existem situações que, embora devam ser vistas e tratadas com normalidade e tolerância, muitas vezes se tornam objeto de críticas, confrontos e polêmicas. A amamentação em ambiente público é uma delas e, embora hoje essa ação seja geralmente mais tolerada, não faltam episódios de discriminação.

Marcella Mares, a estudante universitária da Califórnia sobre a qual vamos falar, sabe o que isso significa. A mulher, na verdade, foi vítima de uma terrível humilhação por parte de sua professora enquanto fazia um curso de ensino online.

via cellapage_/Instagram

Amamentar é um gesto totalmente natural, mas que ainda encontra resistência na cabeça de algumas pessoas. Marcella, a jovem mãe e aluna do Fresno City College, estava sentada confortavelmente em seu computador doméstico quando recebeu um tratamento rude e inesperado de um de seus professores.

O professor, por e-mail, convidou seu grupo de alunos a manter câmeras e microfones ligados durante as aulas online. Marcella concordou, mas disse que ela os desligaria quando tivesse que amamentar a filha. A resposta do professor veio como um raio: “Não amamente sua filha na aula porque não é isso que você deve fazer. Faça isso depois das aulas, no seu tempo livre".

É quase inútil pensar no desapontamento e no espanto criados por tal declaração na jovem mãe. Certamente a garota não esperava uma resposta tão seca e rude. “Estou na minha casa, o ensino é remoto, você não pode me dizer o que posso e o que não posso fazer”, comentou. A professora então aumentou a dose ao criticar a mãe  publicamente, na frente de todos os outros alunos, no e-mail de resposta recebido por Marcella, onde a professora dizia que ela não poderia fazer essas coisas "inapropriadas".

Advertisement
Pxfuel - foto di archivio

Pxfuel - foto di archivio

Após relatar o incidente às autoridades universitárias, a professora foi obrigada a pedir desculpas à jovem mãe, convidando-a a se sentir à vontade para desligar a câmera a qualquer momento devido à amamentação. “Ainda consigo me concentrar nos estudos mesmo amamentando meu bebê”, escreveu Marcella em um post em que divulgou o episódio desagradável, sentindo-se humilhada.

Como mencionamos, a amamentação em situações "públicas" ainda é uma questão delicada, mas esperamos que casos como esse continuem sendo eventos isolados e que as mães estudantes sejam sempre apoiadas como merecem pelas instituições que frequentam.

Advertisement