Foge para outro país e finge que teve uma amnésia total: um gesto extremo para fugir da sogra dominadora
Para fugir da sogra, há também quem simule uma perda significativa de memória e fuja para outro país, sem dizer uma palavra a ninguém. Foi o que aconteceu com o italiano Salvatore Mannino, empresário de Lajatico, município situado na província de Pisa, que literalmente fugiu para a Escócia para demonstrar que seu papel de pai e marido era importante. Inicialmente, Salvatore simplesmente afirmou ter perdido completamente a memória sem, aparentemente, haver um motivo; agora, as autoridades italianas continuam investigando e, com o apoio de médicos especialistas, parecem ter descoberto a encenação de Mannino.
via Huffingtonpost
Salvatore Mannino, na época com 52 anos e empresário, foi encontrado pelas autoridades escocesas na Catedral de St. Giles em Edimburgo, totalmente desprovido de memória. O homem falava um inglês infantil, não se lembrava da língua materna, nem da vida que tinha levado até então. Os psiquiatras do hospital de Edimburgo o chamaram de caso clínico, mas com o passar do tempo Salvatore "recuperou a memória", ao que parece, e uma espécie de "confissão" também emergiu.
Quando partiu, Salvatore deixou uma pasta com 10.500 euros, protegida por um código numérico que o seu filho mais velho, Filippo, inscrito em engenharia aeroespacial, conseguiu decifrar. Embora ele e sua mãe Francesca tivessem ido a Edimburgo para resgatar Salvatore, o homem olhou para eles com os olhos de quem os via pela primeira vez e perguntou: "Who are you?", ou seja, "quem são vocês?".
Ele tinha se levantado normalmente às 7 da manhã, tomado café da manhã e acompanhado os filhos à escola. Então, inexplicavelmente, ele chegou a Pontedera de carro e dirigiu até Edimburgo. O motivo permaneceu um mistério até que surgiram os primeiros rumores, juntamente com a “memória recuperada”: “Queria mostrar à minha família o quanto sou importante para eles”. Ouvindo o que Mannino disse, parece que por trás de seu desaparecimento também há outra coisa: o homem disse que se sentia oprimido pela sogra e queria restabelecer seu papel de pai dentro da família. A polícia italiana o denunciou por simular um crime e negligência com menores, mas resta saber se há mais por trás dessas ações sem sentido. O certo é que Salvatore criou muitos tumultos em sua família, fazendo com que sua esposa Francesca e seus filhos se preocupassem muito.