No México, quem não usa máscara na rua é forçado a realizar trabalhos socialmente úteis
Há meses, a pandemia Covid-19 faz sentir sua presença em todo o mundo. As medidas de combate a infecções e mortes têm se multiplicado em todo o mundo, com frequências e modalidades diversas, esperando que a doença não atinja tanto a população. Porém, justamente entre as pessoas, há quem ainda não aceite que, para o bem comum, seja adequado observar regras e comportamentos responsáveis.
Se recusar a usar a máscara, por exemplo, é um sentimento muito mais difundido do que pensamos e, para combatê-lo, as autoridades de vários países ao redor do mundo estudam medidas cada vez mais severas para quem não cumpre essa regra. Assim como aconteceu no México, onde o governo decidiu tomar algumas medidas muito duras.
via Codigo San Luis
JEDIKNIGHT1970/Wikimedia - foto di archivio
Na quinta-feira, 24 de setembro de 2020, o Congresso de Estado aprovou novas sanções para quem, não usar a máscara protetora na rua. As pessoas em questão receberão primeiro uma advertência por escrito e posteriormente poderão ser obrigadas a realizar trabalhos de utilidade social.
Uma punição que vem gerando muitas discussões, depois que medidas semelhantes foram adotadas em outras partes do mundo. Na Indonésia, por exemplo, aqueles que protestam contra o uso de máscaras foram colocados para cavar sepulturas para as vítimas de Covid-19. As sanções aprovadas no México também se aplicam àqueles que participam de reuniões públicas não autorizadas, obviamente sem respeitar as medidas de segurança necessárias.
Para incentivar o cumprimento das regras, o governo mexicano e os municípios assinaram acordos que preveem a distribuição gratuita de todos os equipamentos de proteção aos cidadãos, a fim de preparar a comunidade para se proteger. O que você acha? O trabalho socialmente útil para quem não usa máscara de proteção é uma medida certa ou excessiva?