As garçonetes encontram dois adolescentes do lado de fora do restaurante: estavam usando o wifi do fast food para poder assistir às aulas

por Roberta Freitas

19 Setembro 2020

As garçonetes encontram dois adolescentes do lado de fora do restaurante: estavam usando o wifi do fast food para poder assistir às aulas
Advertisement

A pandemia de Coronavírus literalmente colocou a economia mundial e a própria estrutura da sociedade em chamas. Os sistemas escolares do mundo todo, por exemplo, também tiveram que se adaptar às medidas de prevenção e distanciamento social para continuar avançando com o programa escolar e as aulas. Para fazer isso, no entanto, os alunos precisam ter um computador onde possam acompanhar as aulas, um dispositivo eletrônico pelo qual nem todas as famílias podem pagar.

via Daily Dot

Na verdade, nem todas as famílias podem ter o privilégio econômico de ter um laptop em casa que pode ser usado para o estudo de seus filhos; consequência do que se chama de “digital divide”, um fosso social que divide cada vez mais famílias em todo o mundo. Por isso, circulou na web a imagem de alguns jovens estudantes americanos que usam o wifi grátis do restaurante Taco Bell para poder acompanhar as aulas online; tudo isso aconteceu em Salinas, na zona da baía da Califórnia.

A imagem, postada pela primeira vez no Twitter, tinha a seguinte descrição: "Isto aconteceu em Salinas, Califórnia, ao sul da área da baía. Crianças pequenas sentam do lado de fora de um Taco Bell para ter acesso ao WiFi e assistir as aulas. Quando pensamos em aprendizagem remota, precisamos parar de pensar nisso através das lentes de pessoas com dinheiro e moradia segura".

Advertisement

Obviamente, as famílias destas crianças não tinham conexão wifi em casa, então elas tiveram que usar a rede pública e gratuita de um restaurante. No entanto, o distrito de Bay Area disse estar ciente das preocupações sobre o acesso à Internet para os alunos da zona e forneceu um ponto de acesso à Internet para as famílias das crianças da foto viral.

Uma consequência da exclusão digital que as Nações Unidas também vêm apontando ao longo do tempo: você sabia que 46% da população mundial não tem conexão à Internet?

Advertisement