Um professor sem Internet em casa vai a um bar todos os dias para conseguir dar aulas para os seus alunos
A epidemia de Covid-19 acabou com muitos hábitos e comportamentos que a gente considerava normais, nos obrigando a reinventar do zero uma forma de comunicar e sentir os outros mais "próximos", mesmo à distância. A tecnologia e a internet nos ajudam muito nesses casos: se as escolas estão fechadas e os alunos têm que ficar em casa, pelo menos o professor deve estar em condições de poder ensinar de casa, tendo um bom computador e uma conexão com a Internet. Os problemas começam a aparecer quando os alunos ou professores não recebem esses materiais tecnológicos. Por exemplo, este professor de Tlalnepantla de Baz, no México, foi visto dando aula em um cyber café todos os dias da semana.
A foto foi tirada por um usuário que imediatamente postou no Facebook. Aos poucos, a foto se tornou viral, atingindo também outras redes sociais como o Twitter. Nem é preciso dizer que todos os usuários que foram alcançados por esta história mostraram sua solidariedade e agradeceram muito a dedicação desse professor (não conhecemos sua identidade, mas sabemos que ele é obviamente um homem muito dedicado à sua profissão de professor).
Muitos usuários se interessaram especificamente por essa história, tentando entender como ajudar esse professor, talvez por meio de doações. Além disso, a Secretaria de Educação do México (SEP) também foi questionada sobre se era possível fornecer ao professor os meios essenciais e necessários para que ele desempenhasse seu trabalho como educador, mesmo com uma pandemia em curso. Os professores são aqueles que nos motivam a melhorar constantemente e a não se contentar com noções vazias. Suas melhores lições? Aquelas que são capazes de passar o exemplo, assim como esse professor mostrou que sabe fazer.