Não ser capaz de deixar seu parceiro por outra pessoa: um bloqueio mental mais comum do que parece
Muitos pensam que no relacionamento amoroso é mais fácil deixar do que ser abandonado, mas garantimos que nem sempre é assim. Muitas vezes, os laços psicológicos que parecem se enroscar em nosso pescoço quando temos um forte sentimento em relação a uma outra pessoa quando estamos atualmente em um relacionamento, ficam cada vez mais estreitos. Isso ocorre porque muitas vezes sentimos um grande sentimento de culpa por aquele sentimento apenas aparentemente "errado".
via Psychology Today
Embora dentro de nós saibamos perfeitamente que o amor pelo nosso parceiro acabou, não conseguimos encontrar forças para deixá-lo por outra pessoa. Por que muitas vezes somos vítimas desse fracasso puramente psicológico? Uma das causas é o já mencionado sentimento de culpa, o medo oculto de dizer ao outro que o sentimento há muito acabou sem ferí-lo, o medo profundo de não causar dano a uma pessoa com quem se viveu um período feliz da própria vida.
Outra causa pode ser aquela que surgiu de um forte sentimento de dúvida: será certo trocar um caminho antigo por um novo, abandonar um sentimento antigo para cair nos braços de quem ainda não conhecemos bem? Tudo isso gera uma incerteza muito forte, o que não é bom para nenhum de nós...
Tudo o que se segue pode ser ainda pior: no final, exaustos por todo este forte stress emocional e psicológico, tendemos a romper com o nosso parceiro de forma abrupta, sem maiores explicações, o deixando totalmente pasmo, chocado e confuso, e você com um sentimento de culpa e terrível egoísmo, cujas consequências futuras podem levar à depressão.
A solução mais apropriada em tais situações sentimentais é "preparar" seu parceiro a tempo para a possibilidade concreta de que talvez o sentimento mútuo não seja mais o que era, e que talvez ambos precisem de uma simples pausa para reflexão ou fale com o coração aberto sobre a situação. Nunca é aconselhável trocar o antigo caminho pelo novo, a menos que tenhamos garantias de que finalmente fizemos a escolha certa para os dois.