Caminhar 30 minutos por dia é bom para o corpo e a mente: a ciência confirma
Todos nós sabemos que são muitos os pequenos gestos e cuidados diários que devemos sempre tentar colocar em prática para melhorar e garantir uma boa saúde ao longo dos anos. O problema muitas vezes é conseguir conciliar os compromissos do dia a dia com essas necessidades, vencendo talvez a preguiça que nos pega de jeito em alguns momentos e que nos impede de dedicar algum tempo ao nosso bem-estar.
Para todas as pessoas mais sedentárias, no entanto, existe uma maneira simples, mas muito eficaz de manter a forma e prevenir uma série de possíveis problemas físicos. Do que estamos falando? De uma das coisas mais óbvias que fazemos, ou seja, caminhar. Não faltam estudos científicos sobre o assunto, úteis para ter em mente para que a gente compreenda plenamente os benefícios de uma boa caminhada.
via Healthline
Certamente, muitos dos trabalhos que as pessoas desempenham atualmente, graças ao uso massivo da tecnologia, são completamente sedentários e inimigos da boa forma física. Caminhar, porém, é algo que todos, todos os dias, deveriam se obrigar a fazer, inserindo essa atividade na própria rotina. Existem vários estudos médicos e científicos que, ao longo dos anos, analisaram todos os aspectos positivos que uma caminhada acarreta. Todos concordam em um fato: para "ver" esses efeitos na prática, devemos caminhar pelo menos 30 minutos por dia.
Se parece pouco para você, espere até ler o resto do artigo: os efeitos benéficos são enormes, principalmente para quem sofre de doenças específicas ou deseja manter a forma.
1. Caminhar é bom para o coração e pode prevenir doenças cardiológicas e do sistema circulatório
Ataques cardíacos, derrames, problemas circulatórios, colesterol alto: o risco de tudo isso pode ser reduzido com uma caminhada saudável. A atividade aeróbica, de fato, mantém o coração em exercício, regulando tudo o que está ligado a ele.
2. Fortalece os músculos, regula o peso corporal e dá energia
Se parece excessivo para você, tente acreditar: um passeio ao ar livre, mesmo caminhando por apenas 30 minutos ou mais, é realmente uma panacéia para a saúde. Os músculos - especialmente os das pernas, abdômen e nádegas - são ativados e se tonificam; caminhando queimamos calorias e gordura e, portanto, podemos perder peso. Além disso, se caminharmos pela manhã, os efeitos sobre a energia de todo o dia serão evidentes: nos sentiremos muito mais "energizados".
3. Caminhando diariamente, podemos dormir melhor e reduzir o risco de diabetes, câncer e doenças ósseas
Aqueles que conseguem manter uma rotina de caminhada diária por pelo menos 30 minutos também têm o sono melhorado. Ao queimar energias, ficaremos simplesmente mais "cansados" e, em muitos casos, poderemos dormir mais profundamente. Sem falar que a caminhada reduz os níveis de açúcar no sangue e fortalece os ossos, estimulando a sua densidade.
4. Não apenas benefícios físicos: caminhar também é bom para nossa mente
Está certo. Muitos são os estudos que mostram que essa atividade consegue, como poucas outras, melhorar nosso humor, liberando a mente, favorecendo a concentração em coisas importantes e, portanto, reduzindo os possíveis riscos de nos encontrarmos em situações depressivas. Pense por um momento: não é maravilhoso e relaxante se imaginar no meio de um passeio tranquilo, talvez rodeado de verde?
Resumindo: 30 minutos de caminhada por dia são realmente perfeitos para recuperar um pouco da saúde, não só física, mas também psíquica, e a ciência prova isso. Só temos que superar a preguiça e encontrar tempo para sair e começar uma bela caminhada.
- http://selfdeterminationtheory.org/SDT/documents/2010_RyanWeinstenEtAl_JEVP.pdf
- https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0031938416310666
- https://www.hhs.gov/fitness/be-active/physical-activity-guidelines-for-americans/index.html
- https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/weight-loss/expert-answers/walking/faq-20058345
- https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/fitness/in-depth/walking/art-20046261
- https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/walking-your-steps-to-health
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31036563/
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28522092/
- https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/5-surprising-benefits-of-walking