Os 5 erros mais comuns que danificam os cabelos: o que fazer para evitá-los e ter sempre um look perfeito
O cuidado com os cabelos é pelo menos tão importante quanto o cuidado com a pele - você precisa seguir algumas regras simples para obter os melhores resultados por um longo tempo, mas a satisfação de sair do banho, secar o cabelo e parecer que acabou de sair do cabeleireiro não tem preço. Muitas vezes, porém, cometemos erros em nossa rotina, toda vez que vamos para o chuveiro para lavar os cabelos. O problema costuma ser a frequência com que lavamos nossos cabelos: com o tempo, eles ficam irreparavelmente danificados. Mas há muitos pequenos cuidados a serem levados em consideração nesse sentido.
Aqui estão os 5 erros mais comuns que danificam os cabelos:
Todos os dias x duas vezes por semana
1) Lavar todos os dias. Lavar o cabelo todos os dias com shampoo não é necessário, dizem os especialistas. Para manter o cabelo limpo, também basta lavá-lo 2 ou 3 vezes por semana, bastará enxaguar com água simplesmente nos outros dias em que tomamos banho. A aplicação diária do shampoo não é a ideal porque com sua espuma remove o óleo, que protege e hidrata os cabelos.
2) Aplicar o condicionador após a lavagem. Estamos acostumados com esse tipo de rotina, mas para alguns tipos de cabelo, fazer o contrário pode ser uma escolha melhor. Especialmente aqueles com cabelos finos podem tentar deixar seus cabelos mais volumosos graças a este truque simples.
3) Enxaguar o cabelo com água quente. Um dos erros mais comuns diz respeito à temperatura da água. Lavar o cabelo com água quente pode enfraquecer e danificar os fios; muito melhor optar por água morna e terminar de enxaguar com água fria.
4) Escovar o cabelo quando está molhado. O cabelo molhado fica mais fraco e, no momento em que é escovado, tem maior tendência a quebrar. A melhor maneira seria acariciá-los suavemente com uma toalha.
5) Aplicar o condicionador no couro cabeludo. São as pontas que precisam ser hidratadas; aplicar o condicionador diretamente no couro cabeludo pode obstruir os folículos capilares, retardando o crescimento do cabelo e aumentando a produção de óleo.