5 boas razões para usar essência de lavanda nos cômodos da casa
Do Mediterrâneo ao Oriente Médio, esta planta aromática é muito semelhante ao alecrim e adora solos bem drenados e muito sol. Tanto suas folhas prateadas quanto suas flores azul-violeta têm um aroma fresco, limpo, floral e doce; seus arbustos chegam a atingir um metro de altura e se destacam quando crescem em extensões de um azul deslumbrante, que florescem no auge do verão. Mas você sabia que esta planta medicinal traz benefícios para o corpo e a mente?
via Health Line
Em primeiro lugar, essa planta, como a maioria das plantas medicinais, contém muitos agentes químicos importantes, como polifenóis (ácido rosmarínico), flavonóides como a apigenina e componentes químicos como o linalol; todos esses agentes naturais não fazem nada além de terem o efeito comprovado de aliviar o estresse e a ansiedade (esses componentes também são encontrados em outras plantas aromáticas relaxantes, incluindo frutas cítricas, como a laranja).
Por isso a planta de lavanda, e também os óleos essenciais dela obtidos, são portadores de diversos benefícios para o nosso corpo e para a nossa mente, tais como:
- Alivia o estresse e melhora o humor
- Ajuda a dormir melhor
- Melhora as habilidades cognitivas e as funções cerebrais, como memória e concentração
- Alivia a dor crônica
- Possui efeitos antissépticos e anti-inflamatórios
- Tem um efeito antibacteriano e cicatrizante na nossa pele
Certamente essa planta aromática altamente perfumada não pode e não deve ser considerada uma panaceia para muitas das doenças do nosso corpo, mas apenas como um remédio natural que pode certamente beneficiar a nossa psique e alguns sintomas leves.